Em meio à data Fifa, o técnico Renato Portaluppi decidiu manter o grupo do Grêmio treinando até sexta-feira (17). No entanto, os jogadores e comissão técnica vão receber quatro dias de folga para descansar e depois retornar aos treinamentos para a reta final do Brasileirão.
Após a derrota para o Corinthians, na última rodada disputada, Renato fez questão de deixar claro que daria descanso ao grupo e que não seria mais questionado sobre isso. As folgas dadas pelo treinador são normais e valorizadas pelos atletas que trabalharam com ele.
— Existe, mas tudo isso tem uma troca, e ele fala bem: "Vocês vão jogar, se quiserem dar uma volta, beleza, mas o ônibus sai daqui tal hora e vocês têm de estar aqui no horário". Isso é uma troca de confiança, se quebrar isso perde a confiança — relatou Léo Moura, ex-jogador do Grêmio entre 2017 e 2019, em entrevista ao Podcast Denílson Show.
O ex-lateral direito foi campeão da Libertadores em 2017 com o Tricolor e era um dos homens de confiança de Renato no grupo.
— Em questão de gestão de grupo, ele faz a diferença. Não tem outro melhor. Falam muito dele, mas e o histórico que ele está tendo no Grêmio com os títulos? Se tivesse alguma coisa errada nisso, você acha que ele ganharia esses títulos? Então, o Renato na parte de gestão sabe muito, até por ter sido jogador, e se une ao que o Alexandre (Mendes) tem de bom, que é a parte técnica do negócio. O auxiliar está ali para isso, complementar o trabalho do treinador — afirmou.
O Grêmio foi o penúltimo clube de Léo Moura na carreira, que se aposentou em 2020 no Botafogo-PB. Sobre a metodologia de trabalho do treinador no Tricolor, o ex-jogador explicou que Renato "treina do jeito que o time sempre joga".
— Tem de treinar o que vai ser usado no jogo e é o que ele faz. Dia anterior da partida é bola parada, que todo mundo faz, e dá confiança para o jogador. Ele sempre fala: "Tem de treinar e se dedicar'", mas, ele realmente pede no jogo. "Vocês têm de mostrar lá (apontando para a Arena), aqui (no CT) vocês têm de treinar, mas não adianta ser leão de treino, o Messi no treino, eu quero ver jogando lá" — contou.
Após a data Fifa, o Grêmio vai voltar a jogar no dia 26 de novembro contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte. O Tricolor é terceiro colocado, com 59 pontos, três atrás do líder Palmeiras.