Além das definições para a reta final do Brasileirão, o Grêmio ajusta detalhes sobre o planejamento do grupo para 2024. O departamento de futebol vasculha o mercado em busca de reforços para a disputa da Libertadores, mas também monitora os ativos do elenco. Nove jogadores têm vínculo se encerrando em 45 dias. São eles: Geromel, Bruno Alves, Bruno Uvini, Galdino, João Pedro, Gustavinho, Luan, André Henrique e Caíque.
O Tricolor tem tudo encaminhado para seguir com o lateral-direito João Pedro, que deve ter o novo vínculo anunciado nos próximos dias. Outro que deverá ter o contrato renovado é o Bruno Alves. No caso do zagueiro, porém, ainda há um entrave nas condições financeiras do negócio. Isso porque o clube planeja uma redução salarial, enquanto os representantes do atleta visam, ao menos, uma manutenção do patamar atual.
O caso mais delicado entre os nomes que estão em fim de contrato é o de Geromel. Ídolo do clube, ele atuou em apenas sete partidas na temporada, por conta de lesões no joelho e musculares. A tendência é de que o zagueiro não tenha condições de voltar a jogar até o fim do Brasileirão.
Para mantê-lo em 2024, o Grêmio entende que será necessário reduzir consideravelmente os vencimentos de Geromel, que recebe o segundo maior salário do elenco. Em paralelo, equipes brasileiras e do Exterior monitoram as conversas entre o clube e o jogador para tentar atravessar o negócio.
No setor ofensivo, dois reservas estão emprestados ao Grêmio até o fim do ano: Galdino e André Henrique. Ambos têm valores fixados para compra. Entretanto, o clube pretende abrir conversas para novos empréstimos ou reduzir as pedidas. O ponta é uma espécie de talismã da comissão técnica, devido à polivalência dentro de campo, enquanto o centroavante, que também já foi experimentado em outras funções, é visto com potencial para o futuro.
Há, ainda, os casos de Caíque, goleiro contratado para ser reserva de Gabriel Grando, e Bruno Uvini, suplente na zaga, que dependem do rendimento em treinos, jogos e da montagem do elenco para que sigam no clube em 2024. Mesmo com baixo custo, não há uma decisão sobre as permanências dos dois atletas.
Outro ídolo da lista é Luan, que, pelo baixo aproveitamento, deve ser liberado. O mesmo vale para Gustavinho, que pertence ao América-MG e chegou a ser testado no time sub-20 gremista.
A ideia da direção é avançar sobre a montagem do grupo de atletas para 2024 somente após assegurar vaga direta ou na pré-Libertadores. Também pesa a motivação na disputa por uma melhor classificação na tabela do Brasileirão, por conta da bonificação paga pela CBF aos clubes. Sendo assim, o objetivo é não desviar o foco das rodadas finais do campeonato.
Jogadores com contrato se encerrando em 2023:
- Geromel
- Bruno Alves
- Bruno Uvini
- Galdino
- João Pedro
- Gustavinho
- Luan
- André Henrique
- Caíque