Para seguir sonhando com o título, ou pelo menos confirmar uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores do próximo ano, o Grêmio tem como objetivo vencer o Coritiba e o Bahia, dois times da parte de baixo da tabela, nestas próximas rodadas. Nesta quarta-feira (1º), às 20h, no Couto Pereira, o Tricolor terá de reverter um histórico desfavorável, já que o Coxa leva vantagem como mandante nos duelos com o Tricolor.
Para o confronto, Renato terá à disposição os retornos de Geromel, Kannemann e Carballo. A histórica dupla de zaga voltará ao time titular, enquanto o uruguaio disputa uma posição com Galdino no time que começará o jogo no Couto Pereira.
Desde 1960, quando Grêmio e Coritiba se enfrentaram pela primeira vez com o mando do time paranaense, foram 12 vitórias do Tricolor e oito empates. Por outro lado, o Coxa levou a melhor em 15 oportunidades — a última delas uma goleada por 4 a 0, em 2016, determinante para a demissão do técnico Roger Machado do comando gremista, uma semana depois.
No ano seguinte, já sob o comando de Renato Portaluppi, um gol de Ramiro, nos acréscimos, garantiu a vitória do Grêmio por 1 a 0. No último encontro, pelo Brasileirão de 2020, as equipes ficaram no 1 a 1, com Jean Pyerre perdendo um pênalti aos 45 minutos do segundo tempo.
Com uma vitória na capital paranaense, o Grêmio pode terminar a rodada na vice-liderança. Para isso, porém, teria de torcer para uma vitória do Botafogo sobre o Palmeiras, o que deixaria o time carioca ainda mais próximo do título. Também seria necessário um tropeço do Bragantino, que enfrenta o Goiás. Por outro lado, uma vitória é fundamental para pelo menos garantir que o Tricolor permanecerá no G-4, zona de classificação direta para a Libertadores, por mais uma rodada.
Como chega o Coritiba
O argelino Slimani será a principal novidade do Coritiba para o confronto com o Grêmio. Ele foi ausência diante do Inter, no Beira-Rio, devido a um desconforto muscular.
No entanto, o técnico Thiago Kosloski assegurou que o atacante argelino não é motivo de preocupação para o confronto com o Tricolor. Além disso, o volante Willian Farias está de volta e deve retomar a posição de titular, após cumprir suspensão na última rodada, quando foi substituído por Bruno Gomes.
Por outro lado, o Coritiba não terá a presença do lateral-direito Natanael, que recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Inter. Seu substituto natural, Hayner, também estará de fora devido à suspensão, abrindo espaço para a possível entrada do jovem Diogo Batista, que não atua desde o confronto contra o Flamengo, em agosto.