Nesta quarta-feira (1º), Grêmio e Coritiba voltarão a se enfrentar na capital paranaense após três temporadas. Para manter o sonho de título do Brasileirão e também a briga por uma vaga na Libertadores, o Tricolor tentará superar um histórico desfavorável como visitante diante do Coxa.
Desde 1960, quando Grêmio e Coritiba se enfrentaram pela primeira vez com o time paranaense como mandante, o histórico registra 12 vitórias para o clube gaúcho e oito empates. Em contrapartida, o Coxa se sobressaiu em 15 ocasiões, sendo a mais recente uma goleada por 4 a 0 em 2016, resultado que levou à demissão do técnico Roger Machado do comando gremista.
No ano seguinte, já com Renato Portaluppi como técnico, um gol de Ramiro nos minutos finais garantiu a vitória do Grêmio por 1 a 0. No mais recente confronto, durante o Brasileirão de 2020, as equipes terminaram empatadas em 1 a 1. Neste jogo, o meia Jean Pyerre desperdiçou um pênalti nos acréscimos do segundo tempo.
Tricolor e Coxa também tiveram um enfrentamento marcante pela Copa Sul-Americana de 2012, mais um deles decidido nos minutos finais. Na ocasião, o Coritiba venceu a partida por 3 a 2, mas foi o Grêmio, que tinha vencido no Olímpico por 1 a 0, que avançou às oitavas de final no critério do gol qualificado. O time gremista carimbou o passaporte com um gol de Marcelo Moreno aos 46 minutos do segundo tempo, em um final de jogo dramático.