O Grêmio terá duas semanas "livres" antes do próximo duelo pelo Brasileirão, diante do Atlético-MG, na Arena MRV, no dia 26. Entretanto, a equipe tem dois desfalques garantidos: Bruno Alves, expulso contra o Corinthians, e Villasanti, que recebeu o terceiro cartão amarelo. São seis alternativas para substituição da dupla.
Na zaga, há três opções. Num primeiro momento, os favoritos são Uvini e Gustavo Martins. O jovem, que recentemente esteve à serviço da seleção brasileira na disputa do Pan-Americano no Chile, ingressou nos instantes finais após a expulsão de Bruno Alves.
Porém, Uvini é elogiado pela experiência e poderá aparecer como parceiro de Kannemann em Belo Horizonte. Em condições normais, Rodrigo Ely seria o escolhido, mas o camisa 5 se recupera de lesão muscular na coxa esquerda. A recuperação está levando mais tempo que o projetado inicialmente e a sua presença neste confronto é incerta.
Geromel dificilmente atuará na temporada de 2023. O ídolo sofreu uma lesão muscular na perna esquerda de grau 2, na vitória contra o Coritiba, no começo do mês.
No meio-campo, Villasanti é ausência pela suspensão automática. Sendo assim, atualmente, Ronald, pelas características, poderá ser o escolhido. O jovem tem como concorrente o meia Nathan, considerado mais ofensivo, mas adaptado por Renato como volante em treinos e em jogos em setembro.
A terceira opção poderá ser Pepê. Desde o começo do mês, ele trata lesão no reto-femoral da coxa esquerda. Há esperanças de retorno ainda nas últimas rodadas do Brasileirão.
Outras trocas podem ser promovidas pela comissão técnica. João Pedro, que relatou desconforto muscular, passa por reavaliação. O lateral saiu nos primeiros minutos do jogo com o Corinthians após sentir dores musculares. Fábio é o nome para eventual reposição.
O Tricolor optou por conceder folgas de sexta-feira (17) a terça (21), quando ocorrerá a reapresentação do grupo e começará a ser definido o time para enfrentar o Atlético, no domingo seguinte (dia 26).