Mesmo com a derrota para o Corinthians, a esperança do torcedor gremista na conquista do Brasileirão persiste. Contudo, sem atuar na data Fifa, o Grêmio terá de torcer por tropeços dos principais adversários ao título, que entrarão em campo em jogos atrasados.
Terceiro colocado hoje na classificação, o Grêmio, quando enfrentar o Atlético-MG, na próxima rodada, já terá caído para o quarto. Isso ocorrerá pois há um confronto direto entre Flamengo e Bragantino. Seja qual for o resultado, um deles ultrapassará o Tricolor.
Além disso, para não perder de vista o topo da tabela, a o Grêmio também ficará de olho no jogo entre Fortaleza e Botafogo, torcendo para mais um tropeço dos cariocas.
Fortaleza x Botafogo (23/11)
Na Arena Castelão, o Botafogo deverá ter a estreia de Tiago Nunes, seu quinto técnico do Brasileirão. Para o Grêmio, o melhor resultado é uma vitória do Fortaleza, mantendo o time carioca com 60 pontos — um a mais do que o Tricolor. Empate aumentaria distância do Botafogo para dois pontos.
O pior dos cenários seria uma vitória do Botafogo. Neste caso, o alvinegro ficaria com quatro pontos a mais do que o Grêmio, que precisaria de pelo menos duas rodadas para tirar esta diferença pelo título.
Flamengo x Bragantino (23/11)
No duelo do sexto contra o quarto colocado, um deles certamente terminará a partida na terceira posição, fazendo o Grêmio cair para quarto. Evitando que os dois rivais cresçam muito na tabela, o empate é o melhor dos cenários para o Grêmio. O Bragantino ficaria apenas um ponto na frente do Tricolor, enquanto o Rubro-Negro estaria um ponto atrás.
Na hipótese de o jogo ter um vencedor, o melhor para o Grêmio seria êxito do Flamengo. Com 60 pontos, ficaria com um na frente do time de Renato Portaluppi. Uma vitória dos paulistas, por outro lado, faria a diferença para o time gremista ser de dois pontos.