Um dia após a frustração pela derrota para o Corinthians e por ter desperdiçado a chance de assumir a liderança do Brasileirão, o grupo de jogadores do Grêmio voltou às atividades na manhã desta segunda-feira (13) e já não contou com a presença dos convocados para os jogos das Eliminatórias. Luis Suárez, Felipe Carballo e Villasanti só voltarão a Porto Alegre no dia 22, após as partidas de Uruguai e Paraguai.
Na manhã desta segunda, quem atuou a maior parte do jogo contra os paulistas fez trabalhos na academia do CT Luiz Carvalho e os demais realizaram treino com bola contra uma equipe das categorias de base. Entre os presentes Gustavo Martins, André Henrique e João Pedro Galvão, que foram utilizados por Renato Portaluppi no domingo.
A programação gremista prevê treinamentos até quinta-feira (16). Após, os jogadores ganharão folga de quatro dias e irão se reapresentar no dia 21. A próxima partida do Tricolor será contra o Atlético-MG, dia 26, em Belo Horizonte. Para esse jogo, Renato não terá Bruno Alves, expulso contra o Corinthians, e Villasanti, que recebeu o terceiro cartão amarelo. O lateral-direito João Pedro, que saiu ainda no primeiro tempo, é dúvida. Ele realizou exames de imagem e os resultados devem ser divulgados até terça.
Para a partida em Minas Gerais, a vaga de Villasanti tem em Ronald o mais provável substituto. Uma possibilidade ainda remota é a volta de Pepê, que sofreu um estiramento na coxa esquerda contra o Coritiba, no dia 1º de novembro, e ainda está em tratamento.
Na zaga, as opções são Bruno Uvini e Gustavo Martins, já que Pedro Geromel (lesão na coxa esquerda) não deve mais atuar na temporada e Rodrigo Ely segue na transição física, após sofrer lesão muscular de grau dois na parte posterior da coxa esquerda, na partida contra o Palmeiras, em setembro.
Em terceiro na classificação com 59 pontos, o Grêmio perderá uma posição durante a data Fifa, já que Bragantino (59) e Flamengo (57) irão se enfrentar em jogo atrasado no dia 23, no Maracanã. Quem pontuar irá ultrapassar o Tricolor na tabela, tornando ainda mais decisivo o confronto com o Atlético-MG, pois o Galo é o quinto com 57 pontos.