O Grêmio entra em campo na noite desta quinta-feira (9) com um único objetivo: vencer o Botafogo e entrar de vez na briga pelo título do Brasileirão. A partida ocorre às 20h, em São Januário, no Rio de Janeiro.
Se derrotar o adversário, o Tricolor se iguala ao Palmeiras e ao próprio Botafogo com 59 pontos, desempenho de líder. O time de Renato Portaluppi chega embalado por quatro vitórias consecutivas e motivado pelos resultados paralelos favoráveis na 33ª rodada.
Segundo colocado no momento, o Palmeiras levou 3 a 0 do Flamengo, no Maracanã, e não avançou na tabela. O Bragantino, terceiro colocado, perdeu por 1 a 0 para o São Paulo, no Morumbi, e permaneceu com 58 pontos. Por outro lado, o Grêmio viu o Rubro-Negro do técnico Tite encostar, com os mesmos 56 pontos, o que também acende o alerta para a necessidade de uma boa arrancada final.
Diante da partida decisiva, GZH elencou cinco fatores que podem levar à vitória gremista em terras cariocas. Leia abaixo:
Botafogo em queda
O clube da Estrela Solitária foi o segundo que menos pontuou no segundo turno do Brasileirão, atrás somente do América-MG. O aproveitamento só não é pior porque o Botafogo tem um jogo a menos, contra o Fortaleza — apenas 33% dos pontos disputados em 12 jogos foram conquistados. Nos últimos cinco, são uma vitória, um empate e três derrotas seguidas, para Cuiabá, Palmeiras e Vasco, as duas primeiras em casa.
Ausência de Tiquinho Soares
O Botafogo não terá Tiquinho Soares. O atacante está suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido no jogo contra o Vasco. Apesar de não ter mais o mesmo desempenho desde a 18ª rodada, quando sofreu uma lesão no joelho, Tiquinho ainda é o artilheiro do campeonato, com 16 gols, ao lado de Paulinho, do Atlético-MG.
Estádio
O Botafogo não jogará no seu "habitat natural". O Estádio Nilton Santos está cedido para shows da banda RBD no Rio de Janeiro, e a partida ocorre em São Januário. Os ingressos para o jogo estão esgotados e são esperadas cerca de 20 mil pessoas no estádio. Mesmo assim, o Grêmio escapa dos mais de 40 mil que poderiam comparecer ao Engenhão (a capacidade é maior) e do gramado sintético com o qual a maioria dos clubes brasileiros não está acostumado.
Luis Suárez
O uruguaio é o líder em assistências do Brasileirão: são 10 nos 27 jogos que participou. Suárez também marcou 11 gols e ocupa a quinta artilharia da competição junto a Vitor Roque, do Athletico-PR, Pedro, do Flamengo, e Robson, do Coritiba. O desempenho da estrela do futebol mundial é um dos motivos para o Grêmio ter o melhor ataque do Brasileirão. Nos últimos quatro jogos, com quatro vitórias consecutivas do Tricolor, Suárez fez gols em dois e deu assistência em outro. O atacante só não teve participação na vitória contra o Flamengo, quando foi ausência por conta de uma suspensão.
Descanso
Enquanto o Grêmio entrou em campo no sábado (4) contra o Bahia, na Arena, o Botafogo teve o clássico contra o Vasco na segunda-feira (6). O time de Renato Portaluppi teve dois dias a mais de intervalo entre as partidas, o que significa mais tempo de descanso e preparação para o jogo.