O duelo entre Botafogo e Grêmio, desta quinta, será crucial para as pretensões de ambos ao título do Brasileirão. Restando seis rodadas, uma vitória irá manter o Fogão na liderança. Para o Tricolor, conquistar três pontos seria a oportunidade de se igualar aos cariocas e seguir na briga pela taça.
Na história, as equipes já estiveram envolvidas em outros confrontos decisivos. O Grêmio eliminou duas vezes o Botafogo em mata-matas de Libertadores. Por outro lado, foi do time carioca o golpe decisivo para o rebaixamento gremista no Brasileirão de 1991.
Libertadores 2017
Na campanha do tricampeonato da América, os jogos contra o Botafogo, pelas quartas de final, foram os de maior dificuldade enfrentados pelo Grêmio. Sem Geromel e Luan, o Grêmio segurou um 0 a 0 no Engenhão e levou a decisão para a Arena.
No jogo da volta, Lucas Barrios garantiu a classificação ao concluir um cruzamento de Edilson com uma cabeçada para o fundo das redes de Gatito Fernández, aos 17 minutos do segundo tempo.
Libertadores de 1996
Campeão continental em 1995, o Grêmio entrou diretamente nas oitavas de final da Libertadores do ano seguinte e teve pela frente o Botafogo, campeão brasileiro no ano anterior. No confronto do Maracanã, Jamir, revelado pelo time gremista, colocou os cariocas em vantagem com um golaço de falta. Aos 26 minutos do segundo tempo, Jardel igualou o placar em 1 a 1, com um gol de cabeça.
No Olímpico, uma semana depois, a classificação do Tricolor quebrou um tabu de 15 anos sem vencer os botafoguenses. O zagueiro Luciano e o meia Carlos Miguel foram os autores dos gols do 2 a 0 que colocou o Grêmio nas quartas de final. Depois de eliminar também o Corinthians, a campanha parou nas semifinais, com a queda para o América de Cali.
Brasileirão 1991
Em maio de 1991, o Grêmio dependia apenas de um empate com o Botafogo para permanecer na Série A do Brasileirão. Entretanto, a derrota por 3 a 1 rebaixou o Tricolor pela primeira vez.
Nesta partida, a curiosidade foi a ausência de Renato Portaluppi, na época jogador do clube carioca. A explicação oficial indicava uma lesão que o impediu de enfrentar o Grêmio. No entanto, na defesa, Hugo de León atuou contra sua antiga equipe.