O título de campeão brasileiro ainda segue improvável, mas o Grêmio ficou mais próximo de conquistar um lugar na próxima Libertadores, em cálculo feito pelo Departamento de Matemática da UFMG, especializado em cálculos no futebol. Com a vitória sobre o Coritiba e os resultados paralelos da 31ª rodada do Brasileirão, o time de Renato Portaluppi atingiu os 90% de probabilidade de conquistar um no principal torneio da América do Sul em 2024. Já as chances de ser erguer a taça em dezembro estão em 3,7%.
Nem mesmo as três vitórias seguidas e os tropeços do Botafogo serviram para elevar de maneira significativa o índice. A diferença está em seis pontos, mas os cariocas disputaram uma partida a menos. No momento, o Tricolor ocupa a quarta colocação na tabela de classificação, com 53 pontos o que lhe dá, no momento, o último lugar para ingressar direto na etapa de grupos.
São necessários, no atual panorama, 79 pontos para ser matematicamente campeão. Com 21 pontos em disputa, o teto gremista é de 74 pontos. A partir dos 69 pontos, há mais chances (51,2%) de vencer o campeonato do que ver a festa de um adversário.
O Botafogo tem 60,1% de probabilidade de título. Após os últimos jogos, o índice do Bragantino saltou para 20,1%. Depois aparece o Palmeiras, com 13,6%. Ainda possuem chances matemáticas Athletico-PR (1,7%) Flamengo (0,72%), Athletico-PR (0,09%) e Fortaleza (0,01%).
Se mantiver o desempenho, o Botafogo terminaria a competição com 74 pontos, exatamente o teto da pontuação gremista.
Vaga pela Libertadores
A situação por um lugar na Libertadores é mais amigável. A projeção da UFMG não faz distinção entre uma vaga direta na fase de grupos ou nas etapas preliminares. O Tricolor ocupa a quarta colocação na tabela de classificação, o que lhe dá o último lugar para ingressar direto na etapa de grupos. A vantagem para quinto colocado, o Atlético-MG, é de um ponto. Primeiro clube fora da zona de classificação da Libertadores, o Athletico-PR está a quatro pontos de distância.
Pelas contas do Departamento, com 67 pontos um time estará matematicamente classificado à Libertadores 2024. Para atingir a marca, a equipe gremista precisa de 14 em 21 pontos em disputa. Um aproveitamento de 66,6%. Até aqui, o Grêmio conquistou 56% dos pontos disputados.
A exigência, entretanto, deve ser menor. Na projeção atual, o Atlético-MG chegaria a 63 pontos. Nesse caso, o quadro mostra a necessidade de mais 11 pontos para o Tricolor ficar entre os quatro primeiros.
Para a vaga na pré-Libertadores, são necessários 57 pontos, faltam apenas quatro para o Grêmio atingir a marca. No ritmo deste momento, o Athletico-PR, primeiro clube fora do G-6, chegaria a 56 pontos.