A reapresentação do Grêmio após a folga na data Fifa contou com novidades da base. Diante da dificuldade com perdas de volantes por diferentes motivos, Renato Portaluppi chamou os garotos Araújo e Josué para treinar com elenco principal. Os jovens de 18 anos fazem parte do time que chegou à final da Copa do Brasil Sub-20.
Por terem subido para o elenco principal, Araújo e Josué ficaram fora da viagem a Belo Horizonte para a decisão da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, no domingo (15). O primeiro vem sendo titular da equipe comanda por Airton Fagundes. O outro tem sido opção para o decorrer dos jogos.
Araújo chegou ao CT Hélio Dourado nesta temporada e já jogou no Ceará e no São José, de Porto Alegre. O garoto pode atuar como primeiro ou segundo volante e tem a marcação como ponto forte. Ele é elogiado internamente pelo combate e a capacidade de marcação. Araújo ainda não assinou contrato em definitivo com o Grêmio, o que deve ocorrer na próxima semana.
Assim como Araújo, Josué tem a marcação como ponto forte. Até por isso os dois costumam jogar pouco juntos na equipe sub-20. Ainda assim, Josué costuma atuar mais como primeiro volante. Em termos ofensivos, ele se destaca pelo chute forte. É comum vê-lo arriscando finalizações de fora da área.
Ainda que tenham subido para o elenco de cima não há garantia de que Josué e Araújo serão relacionados para o jogo contra o Athletico-PR na próxima quarta-feira. Renato Portaluppi tem o costume de subir garotos para observar em treinamentos com o elenco profissional e nem sempre chama para as partidas.
No entanto, o que favorece para que Araújo e Josué possam ganhar chance, pelo menos, no banco contra os paranaenses é a carência de volantes à disposição de Renato. Dos jogadores da posição que têm atuado no Brasileirão, apenas Pepê tem presença certa contra o Athletico-PR.
Carballo é dúvida pelas dores no púbis que o tiraram da convocação do Uruguai para as Eliminatórias. Villasanti está com o Paraguai, mas ficou fora da derrota para a Argentina nesta quinta-feira por ter apresentado um desconforto. Ele até pode ter condições de atuar contra a Bolívia na próxima rodada, mas o fato de o jogo ser na véspera de Grêmio x Athletico-PR o deixa como provável desfalque. Milla, que já atuou no Brasileirão, passou por cirurgia e não atua mais em 2023. Já Ronald está com a seleção sub-23, mesmo caso do zagueiro Gustavo Martins, que chegou a ser improvisado como volante.
Quem são
Araújo
- Nascido em: 20/6/2005 (18 anos)
- Natural de Porto Alegre.
- 6 jogos na Copa do Brasil Sub-20
Josué
- Nascimento: 25/4/2005 (18 anos)
- Natural de: Nova Iguaçu (RJ)
- 3 jogos na Copa do Brasil Sub-20