Com uma série de problemas e perda de jogadores do meio-campo, dois garotos da base foram chamados para integrar o elenco principal do Grêmio. Os volantes Araújo e Josué, ambos de 18 anos, já trabalham com o plantel de Renato Portaluppi a partir desta quinta (12), no CT Luiz Carvalho.
Josué e Araújo são primeiros volantes de origem. Araújo foi titular do Grêmio nos dois confrontos com o Bahia, pela semifinal da Copa do Brasil sub-20. Ele participou de seis jogos da campanha do Tricolor, que disputará a final contra o Cruzeiro.
Já Josué esteve em campo em três jogos do torneio. No domingo, em Pituaçu, ele entrou no segundo tempo da vitória de 3 a 2 sobre os baianos que confirmou os gaúchos na decisão.
Dos volantes habitualmente usados por Renato Portaluppi, apenas Pepê tem hoje garantia de que estará disponível para enfrentar o Athletico-PR na próxima quarta-feira (18), na Arena, na retomada do Brasileirão, após a data Fifa.
Villasanti está com a seleção paraguaia, que tem compromisso pelas Eliminatórias na véspera. Além disso, ele apresentou um desconforto e não enfrentará a Argentina nesta quinta-feira, em Buenos Aires.
Outro que está em dúvida é Carballo. Com lesão no púbis, o uruguaio revelou que jogou o Gre-Nal com e dores e pediu liberação da Celeste para tratar do problema. Ronald está com a seleção sub-23 e Milla, que já atuou no Brasileirão, passou por cirurgia e não atua mais em 2023. Outro nome poderia atuar como volante é o zagueiro Gustavo Martins, mas que também está com a seleção sub-23 do Brasil.