Após a polêmica com a saída do Beira-Rio sem dar entrevista depois do Gre-Nal, Renato Portaluppi retornará a Porto Alegre na quinta-feira (12) para a retomada dos treinamentos do Grêmio. Uma das missões do treinador para a volta do Brasileirão está no sistema defensivo. Ainda que seja terceiro colocado na classificação geral, o Tricolor está entre os times que menos jogos terminou sem sofrer gol.
Passadas 26 rodadas da competição, o Grêmio só não foi vazado em seis compromissos. Todos eles foram na Arena. Ou seja, jogando como visitante, o Tricolor levou gols em todos os jogos do Brasileirão. Apenas Vasco, Santos, Coritiba e América-MG, equipes que brigam contra o rebaixamento, passaram menos partidas sem levar gol.
Líder do campeonato e que o Grêmio busca alcançar, o Botafogo terminou 14 jogos sem ter a defesa vazada. O Alvinegro é o clube que atingiu mais partidas sem levar gol. O top-3 é completado pelo více-lider Bragantino (13) e o Atlético-MG (11).
Melhora no segundo turno
Ainda que no total os números defensivos do Grêmio não sejam bons, há uma evolução no segundo turno do Brasileirão. Dos seis jogos sem sofrer gol, três deles foram no segundo turno. A marca foi alcançada em sete partidas.
No primeiro turno, o Tricolor teve também os mesmos três jogos sem sofrer gol, mas ao longo de 19 partidas — essa conta considera o empate de 4 a 4 com o Corinthians, disputado após o início do segundo turno e ainda válido pelo primeiro.
Jogos do Grêmio sem sofrer gol
- Grêmio 1 x 0 Santos
- Grêmio 0 x 0 Fortaleza
- Grêmio 1 x 0 Atlético-MG
- Grêmio 3 x 0 Cruzeiro
- Grêmio 2 x 0 Cuiabá
- Grêmio 1 x 0 Palmeiras