As atuações discretas de Felipe Carballo pelo Grêmio podem estar ligadas à questão física. O uruguaio revelou nesta quarta-feira (11), em entrevista ao programa Minuto 1, da Rádio Carve Deportivo, de Montevidéu, que tem jogado com dores no púbis. O meio-campista contou que partiu dele o pedido para ficar fora da convocação do Uruguai para as Eliminatórias para tratar do problema, que poderá lhe tirar também do retorno do Brasileirão após a data Fifa.
— Nem deveria ter jogado essas últimas partidas, mas quis porque eram jogos importantes no Brasileirão. Tivemos o clássico e também queria ir para a seleção, mas chegamos a um ponto no qual não podia. Joguei a última partida (Gre-Nal) totalmente medicado e tinha dores que me impossibilitavam de correr. Então chegou a decisão de parar, afrouxar um pouco, porque o corpo necessitava. É uma lesão que te permite jogar, mas é incômodo e com dores — declarou.
Carballo contou que sofre com as dores no púbis desde abril. Em razão disso, o uruguaio costuma chegar 45 minutos antes no CT Luiz Carvalho para fazer tratamentos especiais e ainda realiza treinos na academia fora do clube.
— Tem dias que você se sente bem e há outros que não pode nem se mexer. Dado ao ímpeto de querer jogar, eu não parei e segui jogando com muita dor e sacrifício algumas vezes, porque o time precisava, outros pela seleção. Muitas vezes me custa arrancar e girar. Jogo a maioria das partidas com dor, com incômodo. Tem um ponto no qual você se acostuma, mas o corpo compensa com outras partes. Sinto dor nas costas, no quadril, no joelho e musculares — citou.
Apesar das dores, Carballo disse que seu caso não exigirá cirurgia. Mas para tratar o problema decidiu pedir liberação da da seleção uruguaia. Ele revelou que comunicou o médico da Celeste após o Gre-Nal de que não estava em condições de se apresentar para a rodada dupla das Eliminatórias.
— Tomei a decisão porque realmente me dei conta de que não podia. Tomei friamente, porque de cabeça quente você não toma essa decisão. Por mais que doa na alma hoje, essa é uma dor que preciso enfrentar para melhorar depois. Eu sei que não estou rendendo o que posso, mas não por futebol e sim por uma parte física que me impede. Por mais que algumas vezes queira, não posso. Aqui no Brasil se exige muito, os torcedores exigem e não fico tranquilo por isso. Estou dando uma vantagem (aos adversários) por assim dizer. Sei que recuperado poderei render mais — finalizou.
O elenco do Grêmio ganhou folga até quinta-feira (12) depois do Gre-Nal de domingo (15). Carballo, porém, tem frequentado o CT Luiz Carvalho para fazer o tratamento no púbis.