A temporada de 2023 sequer terminou, mas o Grêmio já começa a se movimentar projetando 2024. Além da pesquisa por jogadores, o clube considera manter Renato Portaluppi no cargo de treinador para o próximo ano. O fato é admitido pelo vice de futebol Antônio Brum. Segundo apurou GZH, a negociação pela permanência do treinador será depois de o Tricolor definir sua situação no Brasileirão.
A preferência gremista pela continuidade de trabalho foi dita pelo vice de futebol em entrevista ao jornalista Diogo Rossi, no Youtube. Segundo Antônio Brum, o comandante sempre esteve nos planos da gestão para ocupar a função:
— Renato já era o treinador da nossa preferência antes de o presidente Guerra assumir. Tanto que conversaram antes. E acho que o trabalho feito esse ano é excelente. O Grêmio foi campeão gaúcho, venceu todos os clássicos Gre-Nais, chegou na semifinal da Copa do Brasil, um torneio de mata-mata em que tudo pode acontecer, e agora está em terceiro no Campeonato Brasileiro. E vindo de uma Série B. Subiram quatro grandes da B, três viraram SAF e olha onde eles estão e onde está o Grêmio, brigando com Palmeiras, Flamengo e Botafogo — explicou Brum, que complementou:
— Acho o trabalho do Renato muito bom e ele é o nome da nossa preferência para o ano que vem.
Por enquanto, não há nenhum contato ou previsão contratual pela extensão por mais uma temporada. O vínculo elaborado entre Grêmio e Renato Portaluppi tem duração até dezembro de 2023. O clube espera concluir o Brasileirão — competição em que acredita ser possível uma reviravolta na busca pelo título ou, no mínimo, assegurar uma vaga direta à próxima edição da Libertadores — para abrir negociações.
— Estamos no meio do Brasileirão. Tem muita coisa pela frente. Nem se pensa nisso, mas também não se pensa em fim de relacionamento. Nosso foco está no próximo jogo. E aí alcançar o objetivo, que é, no mínimo, a vaga direta na Libertadores — enalteceu Alberto Guerra, presidente do Grêmio, em entrevista à Rádio Gaúcha e GZH.