A Arena se afirma, a cada rodada, como maior aliada do Grêmio na missão de buscar a vaga direta à Libertadores. A vitória de quinta-feira (21) sobre o Palmeiras, por 1 a 0, recolocou a equipe no G-4, o que virou o principal objetivo gremista no Brasileirão. Com 43 pontos, o Tricolor voltou ao terceiro lugar, após cair para quinto com os resultados que antecederam o jogo em Porto Alegre pela 24ª rodada.
O número que fica como esperança para o torcedor é o de terceiro melhor mandante da competição. Os 82% de aproveitamento em casa só ficam atrás de Botafogo (92%) e Fluminense (85%).
Em sua entrevista coletiva, Renato deu mais um voto de confiança aos jogadores. O técnico afirmou que vê o Grêmio como um candidato ao título do Brasileirão, mesmo que o Botafogo siga como favorito. O importante, na avaliação do treinador, é reproduzir o desempenho de mandante em jogos longe da Arena.
— Se ficarmos só assim na Arena, se tivermos essa concentração de hoje (quinta-feira) fora de casa, vamos buscar pontos. Assim teremos uma chance maior de brigar pelo título. Hoje nossa diferença é de oito pontos. É bastante, mas não é também. São três jogos. Temos de fazer a nossa parte e ver o que acontece nos jogos do Botafogo. Sei que eles estão preocupados, quando estavam com 15 pontos, você começa a olhar no retrovisor e vê alguém chegando. E ainda temos o confronto direto. Temos que seguir fazendo nosso papel e ver no que dá. Não deixamos de lado a briga pelo título. Impossível não existe no meu vocabulário. É difícil, mas faltam ainda muitas rodadas — projetou.
As oscilações recentes não alteraram a confiança no Grêmio de que será possível seguir brigando para ultrapassar o Botafogo. Após voltar com apenas um ponto de seis disputados fora de casa, a vitória sobre o Palmeiras trouxe a confiança de volta para o vestiário.
— Desistir não é opção — disse Uvini
A vitória marcou outros pontos positivos para o Grêmio no Brasileirão. Foi o terceiro jogo seguido na Arena sem sofrer gols. E o lance de João Pedro deixou o Tricolor como o melhor ataque da competição, empatado com os 39 gols do Botafogo.
O próximo compromisso promete mais uma vez dificuldades. Após bater o segundo melhor time do returno, vem aí o confronto contra o primeiro. O Fortaleza tem a melhor campanha do returno do Brasileirão, com 10 pontos em cinco rodadas disputadas. São quatro vitórias e apenas uma derrota. O revés ocorreu para o Fluminense no Maracanã, nos acréscimos, com gol de Diogo Barbosa.
Lesionado, Rodrigo Ely será desfalque. Kannemann retorna e deve formar dupla com Bruno Alves. Villasanti será ausência por conta da expulsão. Ronald é candidato para a vaga do paraguaio.