O Grêmio pode ter um novo paraguaio no seu elenco em breve. O meia Franco Cristaldo, de 26 anos, recebeu uma sondagem da Associação Paraguaia de Futebol e deu entrada no processo de naturalização para defender a seleção do Paraguai. A ideia da APF é montar uma equipe capaz de se classificar à Copa do Mundo de 2026.
Segundo apurou GZH, Cristaldo espera finalizar em breve o processo para ser cidadão paraguaio. O jogador nasceu em Fuerte Apache, na Argentina, mas é neto de paraguaios, o que facilita os trâmites. A procura por parte da seleção animou o jogador, que rapidamente deu entrada na documentação.
Em busca de mais jogadores à sua disposição, o técnico do Paraguai, Guillermo Barros Schelotto, chegou a fazer contato com dois brasileiros a fim de sugerir a naturalização. O meia Mauricio, do Inter, e o atacante Pepê, ex-Grêmio e hoje no Porto-POR, receberam ligações do treinador, mas não concluíram o processo.
Atualmente, o Grêmio já tem um jogador que frequentemente é convocado por Schelotto. O volante Villasanti tem sido presença constante na seleção paraguaia e é peça fundamental no time. Também há outro caso de argentino que se naturalizou paraguaio: o meia-atacante Iturbe.
A Copa do Mundo de 2026, que é o grande projeto da Associação Paraguai de Futebol, acontecerá em três sedes (Estados Unidos, Canadá e México) e terá 48 seleções participantes.