Uma possível naturalização do meia Mauricio, do Inter, voltou a ser pauta na seleção do Paraguai. A novidade da vez é que outro brasileiro também está cotado para servir ao time paraguaio: o atacante Pepê, ex-Grêmio, atualmente no Porto. Ambos foram citados em entrevista coletiva de Guilhermo Barros Schelotto, técnico dos Guaranis, antes do amistoso contra o Chile.
Esta possibilidade existe pois os dois jogadores têm familiares com origem no país. O pai de Mauricio tem nacionalidade paraguaia, enquanto a mãe de Pepê tem descendência paraguaia. A Associação Paraguaia de Futebol (APF) vem há alguns anos fazendo um trabalho de buscar jovens jogadores que tenham ligação familiar com o país, em busca da possibilidade de dupla nacionalidade.
— Com respeito aos jogadores brasileiros, neste caso, Mauricio e Pepê, não tive contato com eles. Chegaram até mim informações, através de pessoas próximas deles, da possibilidades de serem paraguaios. Eu não posso determinar que eles se tornem paraguaios e joguem na seleção. Eles que precisam dar esse passo adiante. Se decidirem, nós analisaremos a possibilidade, conforme nossas necessidades, de convocá-los ou não — disse Schelotto.
Apesar da possibilidade, tanto Mauricio quanto Pepê priorizam uma convocação para a Seleção Brasileira. O meia colorado, de 21 anos, tem esperança de servir o time olímpico do Brasil que buscará uma vaga no futebol masculino de Paris 2024.
O ex-atacante gremista, por outro lado, já serviu a Seleção Olímpica brasileira, e agora espera uma convocação no novo ciclo do time principal, segundo o jornal A Bola, de Portugal. Conforme o regulamento da Fifa, jogos pelas seleções de base não são impeditivo para um atleta servir a equipe principal de um outro país.
— Como eles jogam? Jogam bem. Um no Porto, outro no Inter. Vejo o futebol de todos os lados, eles jogam muito bem. Mas, reitero, são eles precisam mostrar que querem vir para cá — complementou o técnico da seleção paraguaia.
O Paraguai, comandado pelo argentino Schelotto, enfrentará o Chile em amistoso nesta segunda-feira (27), às 21h30min, no Estádio Monumental de Santiago, capital chilena.