Um dos segredos de um bom roteiro de novela é sua capacidade de criar reviravoltas. Quanto mais inesperadas, melhor. Foi esse o sinal que surgiu na trama que envolve Luis Suárez e o Grêmio na noite do último sábado (22), na Arena. A presença do uruguaio em um dos camarotes para assistir à vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, resultado que devolveu o Tricolor para o segundo lugar do Brasileirão, é um sinal de uma nova mudança na relação. O indício final será conhecido apenas na próxima quarta-feira (26), às 21h30min, mas a expectativa agora é de que o camisa 9 esteja em campo contra o Flamengo.
Mesmo em uma noite em que a parte técnica ficou abaixo do ideal, o Grêmio conseguiu na base da superação arrancar um resultado importante para os planos do clube. Com 29 pontos, e mesmo com um jogo a menos do que os demais adversários no G-4, o Grêmio recuperou o segundo lugar no Brasileirão e se mantém como o adversário mais próximo dos 39 pontos do Botafogo. Símbolo dessa entrega, Kannemann prometeu manter o foco na competiação. Apesar da proximidade com as decisões pela frente da Copa do Brasil contra o Flamengo.
— Com sacrifício e trabalho, ganhamos. Vamos brigar, nunca vamos desistir (de brigar pelo título do Brasileirão — disse o zagueiro.
A presença de Suárez no treino de sábado e domingo pela manhã, e a ida com a família à Arena para acompanhar a partida com o Atlético-MG, são sinais considerados importante nos bastidores do clube. A confiança agora é de que o jogador esteja em campo contra o Flamengo, mesmo que Renato tenha deixado a questão em aberto.
— Quando o Suárez quer jogar ele vem e fala comigo. Até quarta temos quatro dias. Se ele não quis jogar hoje tem que perguntar pra ele. Ele não fala e ficamos eu e a direção nesse fogo cruzado. Tenho uma língua só e falo por mim. A partir de dia 2 de agosto, esse controle da novela mexicana vem para a minha mão — disse Renato.
Além de contar com Suárez, outro desfalque da vitória do último sábado também tem retorno projetado. Villasanti, com dores na coxa esquerda, foi preservado contra o Atlético-MG. Mas deve estar à disposição contra o Flamengo.
— Seria arriscado colocar o Villasanti (contra o Atlético-MG). Poderia jogar alguns minutos e ter que sair. Brasileirão é longo e temos dois jogos pela Copa do Brasileirão. Seria arriscado perder ele por três ou quatro semanas — comentou o técnico.
Ronald, substituto de Villasanti no sábado, marcou o gol da vitória. O volante é mais uma das crias da base do clube a aparecer com destaque sob o comando de Renato. Desde os sete anos como jogador do clube, o jovem de 20 fez sua estreia como titular e fez o único gol da partida.
— Estreia dos meus sonhos. nunca imaginei isso, mas aconteceu. Fiquei sabendo na véspera. Renato me pediu para manter o que venho fazendo nos treinos — disse o jovem na saída de campo.
O Grêmio se reapresentou no último domingo, ainda pela manhã. A atividade para os reservas e quem não jogou a maior parte da partida contra o Atlético-MG deu largada na preparação para a decisão contra o Flamengo. Mas é nesta segunda que o time titular deve começar a ser esboçado. E com Suárez entre os 11 que começarão o jogo na Arena.