Renato Portaluppi decidiu deixar Luis Suárez de fora da partida entre Grêmio e Atlético-MG, vencida pelo Tricolor por 1 a 0 na noite deste sábado (22). Após a partida, entretanto, o treinador gremista optou inicialmente por não comentar sobre o assunto na entrevista coletiva. Porém, em uma segunda pergunta sobre o tema, acabou deixando em dúvida a presença do uruguaio diante do Flamengo.
Quando estava sendo questionado sobre Suárez na primeira vez, o treinador gremista interrompeu o repórter e pediu que as perguntas fossem relacionadas ao jogo, não sobre o centroavante uruguaio.
— Não, chega, na boa. Suárez, não. Vamos falar do jogo, da molecada que foi bem. Conseguimos três pontos diante de um grande adversário. Quinta-feira (20), eu falei tudo que poderia falar do Suárez. O André substituiu e foi bem. Vamos falar sobre quem jogou. Vamos evitar o assunto Suárez hoje. Já falei e não vou mais tocar no assunto. Até dia 2 (de agosto) está entregue ao presidente e à diretoria do clube— disse Renato Portaluppi.
O prazo de 2 de agosto é o fechamento da janela de transferências da Major League Soccer, liga disputada pelo Inter Miami, que negocia com o Grêmio a contratação de Suárez.
Desde que o assunto ganhou força, o uruguaio tinha ficado de fora apenas de fora da partida contra o Bahia, em Salvador, pela Copa do Brasil, em razão de dores no joelho. Desta vez, a decisão não teve esse motivo.
Suárez acompanhou Grêmio e Atlético-MG em seu camarote, na Arena. Ainda não se sabe se ele estará à disposição para o confronto com o Flamengo, na próxima quarta-feira (26), pela semifinal da Copa do Brasil. Mesmo com o pedido inicial, Renato foi questionado sobre a presença do uruguaio no jogo com os cariocas e, depois de um suspiro, um gesto de coração com as mãos e uma pausa, respondeu:
— Quando ele quer jogar, ele fala comigo. Tem que perguntar para ele. Eu tenho que falar por ele? Eu tenho uma língua só. E aí fico no meio do tiroteio. Até dia 2 essa novela vai acabar — complementou.