Caso raro no futebol brasileiro, o Grêmio voltará a atuar na temporada apenas em 22 de junho, quando receberá o America-MG, na Arena. Pela primeira vez na Era dos pontos corridos, o Brasileirão foi paralisado para os jogadores convocados servirem às suas seleções. Ao todo, serão 10 dias sem entrar em campo em razão da data Fifa.
O Tricolor planeja aproveitar parte deste intervalo para descansar os jogadores, que foram liberados após a derrota para o Flamengo e vão se reapresentar apenas na próxima quinta-feira (15). A prioridade também é recuperar lesionados. Estes não receberam folga e seguem indo ao CT para os trabalhos de recuperação.
Na retomada aos treinos da maior parte do grupo, o objetivo do técnico Renato Portaluppi será potencializar o desempenho da equipe com ajustes na defesa, que terá dois desfalques significativos na próxima rodada, e também no ataque, que embora tenha criado uma série de oportunidades no Maracanã, não foi efetivo nas conclusões.
Descanso inicial
Em cinco meses de disputas em 2023, o Grêmio já fez 32 jogos na temporada. A média de aproximadamente cinco partidas mensais não é a das mais altas da temporada. Entretanto, um desgaste físico foi notado com o acúmulo de partidas decisivas por Brasileirão e Copa do Brasil no último mês. Deste modo, a comissão técnica entendeu que todos precisavam de descanso nesta ata Fifa e receberam três dias de folga.
Como de praxe, Renato aproveitou para permanecer no Rio de Janeiro, onde gosta de curtir os períodos livres. Luis Suárez, por outro lado, viajou para Montevidéu e festejou com a seleção uruguaia sub-20 o título da Copa do Mundo. Carballo também foi para a capital uruguaia, porém para servir à seleção principal, que enfrentará Nicarágua e Cuba. Villasanti foi ao Paraguai para atuar por sua seleção, que também enfrentará Nicarágua.
Volta de Ferreira
Uma das possibilidades mais esperadas nesta data Fifa é a volta definitiva de Ferreira aos treinamentos. Ausente por uma lesão no músculo adutor da coxa direita, o atacante já realizou algumas atividades no gramado, está finalizando a recuperação e seu retorno é previsto para as próximas rodadas.
Por outro lado, ainda não será desta vez que Pedro Geromel poderá estrear em 2023, já que ele ainda se recupera de uma artroscopia no joelho. Fábio e Pepê, com lesões mais graves, não têm uma previsão próxima de retorno.
Ajustes na defesa
Bruno Uvini e Kannemann receberam terceiro cartão amarelo diante do Flamengo e vão desfalcar o Grêmio contra o América-MG. Com Geromel lesionado, Renato ficou com poucas alternativas para acompanharem Bruno Alves na defesa. Neste momento, os jovens Gustavo Martins e Natã são as únicas opções.
Para contar com ao menos um reserva, é possível que o sistema 3-4-3 seja deixado de lado. Além disso, o duelo com o Flamengo escancarou as dificuldades defensivas às costas dos laterais. Portanto, são planejados treinos para consolidar o entrosamento entre os jogadores e reforçar os conceitos táticos defensivos.
Pontaria
A falta de efetividade nas oportunidades de gol criadas diante do Flamengo chamou a atenção. Conforme o algoritmo de expectativas de gols (xG), que mede a qualidade de uma oportunidade, calculando a possibilidade de que o gol seja marcado de uma determinada posição no campo, durante uma determinada fase da partida, o Grêmio poderia ter balançado as redes duas vezes. No entanto, terminou o jogo zerado.
Além do “azar” justificado por Renato após a partida, os treinos específicos para a melhora na pontaria também devem ser enfatizados.