O Grêmio contratou Luis Suárez por sua capacidade goleadora e ele tem correspondido, com 14 gols em 26 jogos desta temporada. Entretanto, o uruguaio também tem se caracterizado como um assistente para gols ou finalizações dos companheiros, se comportando como um armador, lembrando os tempos de Barcelona.
Na temporada, Suárez tem oito assistências para gols do Grêmio — a última foi diante do São Paulo, em gol marcado por Reinaldo. O uruguaio também foi fundamental ao construir a jogada do gol de Villasanti na vitória sobre o Cruzeiro, que garantiu a classificação gremista às quartas de final da Copa do Brasil.
Diante do Flamengo, apesar da derrota por 3 a 0, ele terminou o jogo com três passes decisivos, que é o número de assistências para finalizações claras de gol dos companheiros, conforme o Sofascore.
Sua movimentação fora da área também permitiu finalizações e infiltrações dos meias-atacantes. Chamou a atenção, inclusive, o momento em que, embora estivesse em condições de finalizar ao gol de Matheus Cunha, Luis Suárez preferiu um passe para Bitello.
Suárez também teve três passes decisivos na partida anterior, diante do São Paulo. Este também foi o mesmo número de vezes que o uruguaio concluiu ao gol do Flamengo no último domingo (11).
Uma movimentação que foi evidenciada na derrota para o Flamengo é a de Suárez saindo da posição de referência no ataque e buscando a bola em um setor mais próximo aos volantes dos adversários.
Houve um momento da partida em que o uruguaio cobrou Bitello de forma ríspida, justamente para receber um passe próximo da intermediária ofensiva.
O mapa de calor de Luis Suárez contra o Flamengo mostra que o centroavante atuou fora da área por mais tempo, principalmente pelo lado esquerdo. No mapa de toques na bola, disponibilizado pelo Footstats, é possível perceber como o uruguaio esteve em vários setores do campo de ataque.
A função de garçom, porém, não é uma novidade para o uruguaio. No Barcelona, entre 2014 e 2020, ele foi quem mais deu assistências para Lionel Messi (43). Ao todo, foram 97 passes para gols no time espanhol.