O domingo foi um dia "não" para o Grêmio. Apesar de ter chutado 24 bolas (10 no gol e 14 fora do alvo), o Tricolor foi derrotado pelo Flamengo por 3 a 0 e saiu do G-4 do Brasileirão. Com a derrota para os cariocas, o time de Renato Portaluppi perdeu duas posições no campeonato de pontos corridos, ainda assim ocupa a sexta posição, com 17 pontos, que neste momento daria uma vaga na pré-Libertadores.
Na entrevista coletiva após a partida, o treinador gremista definiu a derrota gremista como uma "crueldade", mas exaltou a atuação tricolor, apesar do resultado não ter mostrado o volume de jogo do seu time.
— Foi (cruel). Nós enfrentamos uma grande equipe. Para mim, minha equipe foi melhor, mas o Flamengo aproveitou melhor as oportunidades. Esse jogo está entre os melhores jogos do Brasileirão. O Grêmio criou bastante, poderia ter saído na frente, nas duas vezes que a gente estava melhor no jogo, tomamos os gols. Nos últimos jogos, tenho chegado no vestiário e elogiado a equipe. Hoje (domingo), nós perdemos o jogo para um gigante, eu aplaudi meu grupo no vestiário, aplaudi porque eles jogaram muito. Infelizmente, o Flamengo foi mais feliz nas conclusões, fez três gols. Criamos, mas a bola não quis entrar.
Apesar dos 3 a 0, Renato disse que essa derrota não irá abalar o clima do vestiário gremista. Antes da partida deste domingo, o time gaúcho não era derrotado há cerca de um mês e vinha de uma invencibilidade de seis jogos — havia perdido para o Palmeiras no dia 10 de maio.
— O clima alegre do Grêmio sempre teve presente, os jogadores gostam de jogar. Não adianta ter um clima bom quando ganha e ruim quando perde. Os cornetinhas entram e inventam algumas coisas que não existem. Nosso clima é o mesmo desde o início do ano, não mudou nada, os resultados apareceram, sempre teve 100% o clima.
Agora, em razão da data Fifa, o Tricolor terá um intervalo de 11 dias até o próximo jogo, marcado para 22 de junho, contra América-MG, na Arena. Para esse duelo, o treinador gremista não poderá contar com Kannemann e Bruno Uvini, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
— Mal terminou o jogo e você já quer saber quem vai enfrentar o América, temos seis zagueiros, mas vamos ver até lá. Ver se alguém sai do DM, estou satisfeito com o esquema, não é por uma derrota que está errado, mas preciso de mais opções para a gente seguir jogando de igual para igual — desconversou Renato sobre uma eventual mudança de esquema.