Não foi desta vez que Luis Suárez teve seu Maracanazo. Embora o Grêmio tenha criado mais oportunidades do que o Flamengo na partida, foi o rival quem demonstrou efetividade e venceu o jogo por 3 a 0. Os gols dos cariocas foram marcados por Everton Cebolinha, Pedro e Bruno Henrique.
O resultado encerrou uma série invicta de seis partidas do time de Renato Portaluppi e fez o Grêmio perder duas posições no Brasileirão — agora é sexto colocado. Mesmo assim, a equipe segue no G-6, que neste momento daria uma vaga na pré-Libertadores. Agora, em razão da data Fifa, o Tricolor terá um intervalo de 11 dias até o próximo jogo, marcado para 22 de junho, contra América-MG, na Arena.
Sem contar com Reinaldo, suspenso, e Fabio, lesionado, o técnico Renato Portaluppi foi obrigado a mexer nas laterais e escalou Cuiabano e João Pedro, respectivamente. O esquema 3-4-3 foi mantido e, como consequência, Cristaldo ganhou mais uma oportunidade no ataque, mesmo se tratando de um jogo fora de casa, em que o Tricolor teria como prioridade a marcação e os contra-ataques.
Na tentativa de equilibrar o time, Renato reposicionou a dupla de volantes: Villasanti foi para esquerda, enquanto Carballo atuou pela direita. Entretanto, não foi suficiente. Foi justamente por ali que o Flamengo teve superioridade, com tabelas de Wesley, Éverton Ribeiro, De Arrascaeta e Everton Cebolinha.
O Grêmio foi melhor no jogo até os 20 minutos. Embora tenha sofrido com a condição ruim do gramado do Maracanã, o time conseguiu trocar passes com seus jogadores de frente. A primeira chegada ao ataque foi aos três minutos, quando Cuiabano foi ao fundo e cruzou rasteiro para Villasanti, que fez o desvio e a bola resvalou a rede, mas pelo lado de fora.
Aos 10 minutos, Cristaldo quase marcou um golaço. João Pedro progrediu em diagonal e chegou ao lado esquerdo do campo. Por lá, a bola passou por Cuiabano e chegou em Cristaldo, que tabelou duas vezes com Suárez. Na última, o uruguaio lhe devolveu a bola a meia altura, e o argentino arrematou com um voleio, que passou muito perto da meta de Matheus Cunha.
O Flamengo, que chegou apenas duas vezes ao gol de Gabriel Grando, reagiu a partir dos 20 minutos e abriu o placar na sequência, aos 23, quando Cuiabano se atrapalhou com o domínio de uma bola no lado esquerdo da defesa e foi desarmado por Wesley. Em retomada rápida, ele serviu o ex-gremista Everton Cebolinha, que driblou Kannemann com o corpo e mandou para o gol, fazendo 1 a 0 para os cariocas.
Grêmio perdeu jogando um futebol de muita qualidade
CONFIRA NA COLUNA
Uma nova chegada do Rubro-negro ocorreu aos 32 minutos, porém o Grêmio foi salvo por Gabriel Grando, em grande defesa. No lance, o Flamengo envolveu defesa do Tricolor através das trocas de passes, um deles uma letra de De Arracaeta. Na conclusão de Gabigol, Grando cresceu dentro da pequena área e fez a defesa.
Atrás no placar, o Grêmio voltou para o segundo tempo com um ímpeto mais ofensivo em busca do empate. Aos 11 minutos, mais uma vez com armação de Luis Suárez. Ele serviu Bitello na entrada da área. De canhota, porém, o meia mandou para fora. A resposta do Flamengo foi aos 15, em uma finalização perigosa de Pedro. Um prenúncio do que viria a acontecer cinco minutos depois. Recebendo um passe de João Pedro, que, pressionado, tocou a bola para trás, Pedro chegou antes dos defensores e chutou forte para o gol, fazendo 2 a 0 para o Flamengo.
Derrota para o Flamengo mostra que o Grêmio ainda não tem bala para sonhar com o título
CONFIRA NA COLUNA
Mexendo os jogadores de ataque, o Grêmio tentou reagir. Aos 29 minutos, Vina recebeu de Villasanti na intermediária ofensiva e arriscou uma finalização com efeito, porém ela foi para fora. Quatro minutos depois, David Luiz salvou uma oportunidade clara de Villasanti descontar. O Tricolor ainda conseguiu imprimir uma pressão nos minutos finais. Suárez teve chances, numa delas acertou as duas traves, mas não conseguiu descontar. Nos segundos finais, Bruno Henrique fez 3 a 0.
BRASILEIRÃO 10ª RODADA - 11/6/2023
Flamengo
Matheus Cunha; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira (Ayrton Lucas, int); Wesley (Varela, 33’2º), Pulgar, Gerson, Everton Ribeiro, De Arrascaeta (Victor Hugo, 16’2º) e Everton (Bruno Henrique, 25'2º); Gabigol (Pedro, int). Técnico: Jorge Sampaoli
Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann (Nathan, 35'2º); João Pedro (Galdino, 35'2º), Villasanti, Carballo e Cuiabano; Bitello, Cristaldo (Vina, 18'2º) e Luis Suárez. . Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Everton Cebolinha, aos 23 do primeiro tempo, e Pedro, aos 19, e Bruno Henrique, aos 51 minutos do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS: Kannemann, Suárez e Uvini (Grêmio)
ARBITRAGEM: Savio Pereira Sampaio (Fifa-DF), auxiliado por Danilo Simon Manis (Fifa-SP) e Kleber Lucio Gil (Fifa-SC). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
LOCAL: Maracanã, Rio de Janeiro
PÚBLICO: 62.967
PRÓXIMO JOGO
Brasileirão - 11ª rodada - 22/6
Grêmio x América-MG