Para atender ao pedido do técnico Renato Portaluppi por pontas, o Grêmio monitora no mercado possíveis investimentos para a janela de transferências de julho. Um deles é Yeferson Soteldo, que atualmente defende o Santos pertence ao Tigres, do México.
A prioridade do negócio é do próprio clube paulista que, em dificuldades financeiras, tentou renovar o empréstimo do venezuelano. Contudo, os mexicanos exigem a compra de 50% dos direitos econômicos por 4 milhões de dólares (cerca de R$ 19,5 milhões pela cotação atual), conforme estipulado em contrato. O prazo para que o pagamento seja feito expira no dia 30 de junho.
Titular na equipe de Odair Hellmann, o atacante ainda não completou sete jogos pelo Brasileirão, o que possibilita sua transferência para outra equipe no país.
O plano inicial do Grêmio era contratar Michael, do Al-Hilal, indicado por Renato, com quem trabalhou no Flamengo. Porém, o valor pedido pelos árabes (mais de 8 milhões de dólares) afasta momentaneamente a possibilidade de um investimento.
Outro nome procurado pela diretoria gremista foi Juan Manuel Iturbe, argentino naturalizado paraguaio, que ficará livre na metade do ano, após defender o Aris Salônica, da Grécia.