O cenário que se encaminhava para uma possível despedida de Luis Suárez terminou como um alento de que o uruguaio ainda poderá ser o diferencial em muitos momentos do Grêmio nesta temporada. Com uma dedicação exemplar, o Pistolero mais uma vez superou a quase insuportável artrose no joelho direito e fez, na vitória por 3 a 1 diante do América-MG, tudo aquilo que os torcedores gremistas esperam dele.
Perseguindo o gol desde o início, ele parou duas vezes na trave, mas depois conseguiu balançar as redes. Antes, já tinha dado o passe final para Bitello empatar o jogo e iniciar a virada do placar. Para completar, em entrevista coletiva, o vice de futebol Paulo Caleffi optou por refutar qualquer hipótese de o centroavante deixar a Arena neste momento, embora os últimos dias tenham sido marcados por duas notícias envolvendo Suárez.
A primeira era de um convite de seu amigo Lionel Messi para lhe acompanhar no Inter Miami, enquanto a segunda era uma sinalização de Suárez de não suportar mais os problemas no joelho e, por isso, havia informado aos dirigentes do Grêmio uma ideia de aposentadoria. Conforme Caleffi, entretanto, o diálogo não ocorreu.
— Se clube e jogador entenderem que existe motivo para rescisão, isso será pactuado. Posso assegurar de que essa notícia de que o Suárez buscou a diretoria do Grêmio para indicar que estava se aposentando não existiu — disse o dirigente gremista, que complementou:
— Ele não é mais um menino e carrega questões do atleta de alta performance. O atleta de alta performance sente dor. Ele não chegou para nós e disse que gostaria de parar por isso. O Grêmio não pode se basear por aquilo que é dito pela mídia.
Com o claro objetivo de colocar panos quentes no assunto Luis Suárez, o dirigente afirmou que a cena em que o vídeo que presidente Alberto Guerra definiu como "grave" a condição do jogador foi descontextualizada.
— O vídeo é um recorte, não sabemos o contexto. O presidente é induzido a se manifestar sobre essa situação. Em nenhum momento ele se refere especificamente ao Suárez, que tem um monitoramento diário — comentou.
O técnico Renato Portaluppi, contudo, optou por um outro caminho. Sem entrar no mérito sobre o futuro de Suárez, ele preferiu exaltar mais uma grande atuação do seu centroavante e indicou "tranquilidade" para conduzir a presença do uruguaio em campo.
— É um jogador e um profissional extraordinário. É diferente e tem nos ajudado bastante. Espero que ele continue nos ajudando. Esse é objetivo — disse Renato, que complementou:
— Ele é fominha. Não quer ficar fora do treino, seja físico ou técnico. Profissional com esse pensamento é um vencedor. Não só o Suárez. Messi e Cristiano Ronaldo estão sempre brigando pela bola de ouro, pois não estão satisfeitos. Podem ficar tranquilos, vou me acertando com ele. É fácil para o treinador lidar com jogador assim. Os craques, os acima da média, dão trabalho para os adversários.
Com um indicativo do treinador de que Suárez estará novamente em campo, o Grêmio enfrentará o Coritiba, no próximo domingo (25). Também na Arena, o jogo é válido pela 12ª rodada do Brasileirão.