Luis Suárez foi centro das atenções no jogo contra o América-MG em função da possibilidade de aposentadoria precoce pelas dores no joelho direito. Pois o uruguaio mostrou ótimo desempenho e foi a principal atração da partida. Autor de um gol e com participação em outros dois, ele foi o grande personagem do Grêmio no triunfo por 3 a 1.
Suárez acertou uma bola na trave aos 22 minutos em cabeceio depois de falta batida por Cristaldo, dando sua credencial na partida. O América-MG abriu o placar logo depois, aos 24, com Danilo Avelar, em escanteio.
O uruguaio, no entanto, comandou a reação tricolor. Ele teve outra chance para o empate e foi quem deu o passe para Bitello no lance do primeiro gol gremista. A jogada só não entrou para as estatísticas como mais uma assistência para Suárez porque a árbitra Edina Alves Batista deu na súmula o gol como contra ao goleiro Matheus Cavichioli.
No segundo tempo, Suárez voltou a participar de uma jogada de gol. Foi dele a pré-assistência ao dar lançamento para Reinaldo, que cruzou para Villasanti cabecear e virar o placar, aos 15 da etapa final. Oito minutos depois, o camisa 9 entrou na área para receber passe do lateral-esquerdo e balançar as redes, o seu 15º gol com a camisa gremista.
Suárez ainda acertou a trave uma outra vez após bela jogada na qual deixou Wanderson para trás antes da finalização. O uruguaio saiu a oito minutos do término do tempo regulamentar sob aplausos dos mais de 15 mil gremistas presentes na Arena.
Não foi por acaso que Suárez teve participação nos dois gols gremistas. O uruguaio não ficou posicionado junto aos zagueiros, recuando para procurar espaço para ser mais um armador da equipe. O mapa de calor mostra como o camisa 9 teve várias ações fora da grande área.
Os números de Suárez contra o América-MG
- 83 minutos
- 1 gol
- 0 assistência (o primeiro gol foi dado como contra de Cavichioli)
- 6 finalizações totais
- 2 finalizações no gol
- 2 finalizações na trave
- 12 duelos (4 vencidos)
*Fonte: Sofascore