O meia do Grêmio, Vina, deve ser aproveitado cada vez mais como centroavante. E pode ser assim ao longo de toda a temporada. Com a adoção do esquema 3-5-2 e a ascensão do garoto Cuiabano ao time titular, o atleta perdeu espaço no meio-campo e, hoje, é a primeira opção do técnico Renato Portaluppi para substituir o uruguaio Luis Suárez quando necessário. A tendência é de que este cenário não se modifique até dezembro.
O ataque é uma das carências do elenco tricolor. Quando Suárez está lesionado ou suspenso, o único jogador da posição disponível é o garoto André Henrique, que ainda é considerado um atleta em fase de lapidação. Como Diego Souza está no departamento médico e pode se aposentar quando estiver recuperado, Vina acaba sendo a primeira alternativa para a função.
Em um mundo ideal, a direção buscaria um centroavante reserva na janela de transferências de julho. Porém, devido à delicada situação financeira do clube, a ideia é centralizar todos os esforços na busca por um atacante de velocidade, hoje a principal carência do grupo. Por isso, existe a tendência de Vina ser aproveitado no ataque até o final do ano.
Contudo, nada é definitivo. Se surgir no mercado um negócio de ocasião ou um nome de qualidade e baixíssimo custo, o Grêmio pode mudar de ideia e contratar um centroavante para a reserva de Suárez. Além disso, em caso de necessidade, Vina pode ser aproveitado novamente no meio-campo. Contudo, no momento, esta não é a tendência.
Em março, Vina consolidou-se como titular da meia esquerda, em função da lesão de Ferreira. Entretanto, nos últimos três jogos, o atleta perdeu espaço devido à utilização do esquema com três zagueiros, com a entrada de Bruno Uvini no time.
Além disso, na vitória contra o Cruzeiro, na última quarta (31), o garoto Cuiabano acabou conquistando uma vaga no time titular, fazendo o camisa 11 cair ainda mais na hierarquia dos meio-campistas.
Para o jogo contra o São Paulo, no domingo (4), existe a possibilidade de Vina ser atração como centroavante, já que Luis Suárez é dúvida devido a dores musculares.