As três vitórias seguidas com o sistema com três zagueiros não significam que o Grêmio terá um esquema tático definido para a sequência da temporada. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (2), no CT Luiz Carvalho, Renato Portaluppi admitiu que seguirá buscando variações táticas desde que tenha tempo para treinar. Ele projeta aproveitar a parada de 11 dias nas competições na data Fifa para aprimorar essas questões. Além dos treinamentos, o técnico já antecipou que também haverá folga no período.
— A parada é importante para todos os clubes. Será importante para a gente recuperar jogadores entregues ao departamento médico e melhorar os aspectos físicos, técnicos e táticos. O desgaste é muito grande no futebol brasileiro, jogos a cada três dias. Vai ser importante para aperfeiçoar outras coisas. É óbvio que todos os clubes irão dar alguns dias de folga pra os seus atletas pela sequência de jogos e viagens. Isso está no calendário e todos vão fazer, inclusive eu, já aviso — afirmou o treinador.
Após a partida contra o São Paulo neste domingo (4), às 16h, na Arena, o Grêmio terá uma semana cheia para treinamentos até enfrentar o Flamengo em 11 de junho. Depois haverá a pauta de 11 dias para a data Fifa antes do confronto com o América-MG, na Arena, dia 22.
Sobre o sistema tático, Renato Portaluppi ressaltou que a formação com três zagueiros que permite soltar os laterais com maior frequência foi a melhor alternativa para compensar a falta de extremas do elenco. O treinador, porém, admitiu variações de acordo com os adversários e locais dos próximos compromissos.
— É um esquema que nos últimos três jogos deu certo, a equipe se apresentou muito bem, mas isso não quer dizer que seja uma coisa fixa. Eu reinventei um pouco o Grêmio justamente por falta daquele jogador de velocidade pelos lados que eu tanto gosto. Coloquei três zagueiros, reinventei o Cuiabano por dentro para que a gente pudesse ter uma marcação mais forte com uma saída mais rápida. Vai depender do que a gente irá precisar, do adversário e do local dos jogos. Isso não quer dizer que o Grêmio vai jogar sempre com três zagueiros, já testei outros esquemas. O importante é obter o resultados — completou.
Jogos do Grêmio em junho:
- 4/6 – Grêmio x São Paulo (Brasileirão)
- 11/6 – Flamengo x Grêmio (Brasileirão)
- 22/6 – Grêmio x América-MG (Brasileirão)
- 25/6 – Grêmio x Coritiba (Brasileirão)