Em cinco meses de 2023, o Grêmio encontrou uma nova identidade. A vitória da noite de quarta-feira (31) sobre o Cruzeiro, por 1 a 0, com mais de 40 mil torcedores no Mineirão, não apenas confirmou a classificação às quartas da Copa do Brasil, mas comprovou a solidez da mudança de esquema promovida por Renato para o Gre-Nal.
Desde a troca do sistema com três meias para a aposta na formação com três zagueiros, dois alas, dois volantes e os três atacantes, são três vitórias consecutivas. E a garantia de que o clube terá seus objetivos da temporada ao alcance até a chegada de reforços na janela de julho.
— Hoje a maioria dos times joga com muita intensidade. Sabíamos que iriamos sofrer. O Renato falou que com todos juntos e comprometidos é mais fácil. Sofremos, nosso goleiro fez algumas defesas, mas soubemos acertar no erro deles. É o jogo de detalhes, de muita intensidade e duelos. Que bom que saímos vitoriosos — comentou Kannemann, da zona mista do Mineirão.
Uma das mudanças recentes de Renato, mas por conta da polêmica com Adriel, Gabriel Grando comemorou o momento da equipe. O goleiro teve atuação de destaque no jogo contra o Cruzeiro, e valorizou o retrospecto do clube na Copa do Brasil:
— A gente é copeiro. Não é à toa que somos o segundo maior campeão da Copa do Brasil. Tenho certeza que vamos fazer o possível para chegar na final.
Um dos reflexos do novo esquema é a mudança do estilo de jogo. Acostumado a ter a posse de bola, o Grêmio aceitou uma nova condição. O time trocou apenas 151 passes no Mineirão, com 113 certos. E teve 36% da posse de bola. Na avaliação do técnico, é uma mudança que faz parte da adaptação do time ao modelo.
— O mais importante é o resultado. Tivemos três vitórias e sem tempo para treinar. Procuramos nos defender mais do que jogar hoje (quarta-feira). Falo para o grupo que precisamos aprender a sofrer. Se pudermos jogar bonito, tudo bem. Entre a posse de bola e o resultado, o mais importante é o resultado. Vamos sofrer e seguir avançando — disse Renato.
Apesar da alegria com a classificação, o Grêmio traz de Belo Horizonte um problema. Renato revelou em sua entrevista coletiva que Luis Suárez jogou no sacrifício contra o Cruzeiro. A participação do jogador no Mineirão rendeu até homenagem no vestiário.
— Bati palmas para o grupo todo no vestiário. E também para o Suárez. É um cara de caráter muito grande. Estava com muitas dores musculares. Ele se superou em termos de dores. É um exemplo para o grupo — disse Renato.
Como a Copa do Brasil só volta a entrar na pauta do Grêmio em julho, Renato comemorou a possibilidade de dedicação total do time no Brasileirão nas próximas semanas. A possibilidade de desfalque de Suárez abre a possibilidade para que Vina assuma a vaga de centroavante para o jogo deste domingo, às 16h, contra o São Paulo.