O jogo-treino disputado contra o time de transição do Juventude, no sábado (17), não contou com os titulares do Grêmio, exceto o lateral-esquerdo Reinaldo. Mesmo assim, é possível dizer que a atividade começou a encaminhar a forma como o técnico Renato Portaluppi irá dispor a equipe diante do América-MG, na quinta-feira (22), no retorno do Campeonato Brasileiro.
Sem contar com Bruno Uvini e Kannemann, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e ainda com Pedro Geromel fora de combate, a tendência é de que apenas dois zagueiros sejam utilizados. Dessa forma, Bruno Alves deverá ter a companhia de Gustavo Martins, que na atividade de sábado jogou ao lado de Natã no primeiro tempo e, na etapa final, passou a atuar como volante.
Gustavo Martins cresceu na hierarquia gremista e passou a ser bastante utilizado por Renato nesta temporada. O zagueiro de 20 anos atuou em 10 partidas, quatro do Gauchão e seis do Brasileirão, sendo titular em quatro delas.
Carioca, Gustavo mede 1m93cm e, antes de chegar a Porto Alegre, em 2019, teve passagens pelas categorias de base do Botafogo e do Vasco. Seu contrato com o Grêmio é válido até 2025, com multa rescisória de 80 milhões de euros (R$ 418 milhões).
Além da mudança na zaga, o treinador deverá ter a volta de Reinaldo, que cumpriu suspensão contra o Flamengo. Sem um terceiro zagueiro, a dúvida fica entre Cuiabano e Vina na ponta esquerda. O meia-atacante chegou a revezar com Zinho nessa função durante o jogo-treino.
Outra questão a ser analisada por Renato será o desgaste de Villasanti e Felipe Carballo, jogadores que atuaram na data Fifa.
Villasanti foi titular no amistoso do Paraguai contra a Nicarágua, no domingo (18), e ficou em campo os 90 minutos. Ele é aguardado em Porto Alegre nesta terça-feira (20), já que a seleção paraguaia não disputará outro amistoso. Carballo, por sua vez, atuou apenas cinco minutos em partida também contra a Nicarágua na quarta passada, mas é cotado para começar o jogo contra Cuba, nesta terça (20), em Montevidéu.
Quem mais preocupa é Carballo, que no próprio Grêmio não tem tido uma constância de partidas por conta de questões físicas. Dessa forma, caso ele seja titular de Marcelo Bielsa, é provável que Renato tenha de optar por outro jogador. As alternativas são recuar Bitello e colocar Everton Galdino ou Vina no time.
Assim, o provável time do Grêmio para quinta tem: Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Alves, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti e Felipe Carballo (Vina); Bitello, Franco Cristaldo e Cuiabano (Vina); Luis Suárez.