Cada vez que um zagueiro titular do Grêmio vira desfalque surge a dúvida: onde está Pedro Geromel? Na próxima semana, o ídolo gremista completará oito meses longe dos gramados. Uma cirurgia no joelho, em janeiro, que era para ter tido recuperação mais simples, teve outros desdobramentos e impede que o defensor esteja à disposição de Renato Portaluppi nesta temporada.
Desta vez, as ausências na próxima partida do Brasileirão, contra o América-MG, serão Bruno Uvini e Kannemann. Renato poderá usar Gustavo Martins e Natã, ou apenas um deles ao lado de Bruno Alves, mexendo no esquema tático novamente. O Grêmio ainda não tem uma data para voltar a contar com Pedro Geromel.
Neste momento, Geromel está liberado para trabalhos físicos, na academia e no gramado do CT Luiz Carvalho, porém sem permissão para atividades com a bola. Esta é uma das etapas do processo de recuperação. A próxima, com supervisão da equipe de preparação física, será voltar a treinar com os demais companheiros. Por se tratar de um jogador de 37 anos (completará 38 em setembro) e que já atuou no sacrifício em muitas oportunidades — como na Série B do ano passado — seu retorno é tratado com muita cautela pelo Tricolor.
Sem estabelecer prazo de retorno, a direção gremista aposta na liderança de Geromel para as fases decisivas da Copa do Brasil e Brasileirão. O Tricolor está nas quartas de final da competição de mata-mata e enfrentará o Bahia, em julho. O Campeonato Brasileiro, por outro lado, ainda está na etapa inicial.
— Geromel entrou em um fluxo de evolução considerável, com todo o esforço do atleta, em conjunto com nossos profissionais. Em breve estará conosco para auxiliar muito, tanto pela capacidade técnica como pela liderança. É um momento decisivo na Copa do Brasil e no Brasileirão — disse o vice de futebol Paulo Caleffi.
A última vez que Geromel esteve em campo foi em 23 de outubro do ano passado, quando o Grêmio venceu o Náutico, em Recife, e garantiu seu retorno à Série A do Brasileirão. Nos dias seguintes, recebeu férias antecipadas para começar 2023 nas melhores condições.
No entanto, após as primeiras semanas de pré-temporada, foi submetido a uma artroscopia para corrigir uma lesão no menisco do joelho esquerdo. A previsão, na época, era de retornar em dois meses. Contudo, durante a recuperação, o zagueiro foi diagnosticado com um edema ósseo no mesmo joelho, o que atrasou os planos do time gremista.
— Estou agoniado que não estou conseguindo jogar, me dói. Ano passado joguei quase 50 partidas, fiquei fora só de uma. Estou me sentindo bem fisicamente, mas foi uma lesão que aconteceu. Estou querendo jogar, mas não consigo. Não estou 100%, vou ter de esperar mais um pouco — disse Geromel em maio, quando convocou uma coletiva justamente para explicar sua longa ausência.
— Ele está entregue ao departamento médico, é cedo para dar algum diagnóstico. Procuro deixar ele tranquilo. Ele vem evoluindo nos treinos, mas ele que vai nos dar a resposta — disse Renato Portaluppi.
Em 2022, Geromel atingiu metas estipuladas em contrato e estendeu seu vínculo com o Grêmio até o final de 2023. Na ocasião, prometeu encerrar a carreira atuando pelo Tricolor.