Acabou o calvário gremista na Série B do futebol brasileiro. Um ano depois de cair, o Grêmio conseguiu confirmar o acesso para a temporada de 2023 após vencer o Náutico por 3 a 0, nos Aflitos, na 36ª rodada do Brasileirão, na tarde deste domingo (23). Bitello, duas vezes, e Lucas Leiva, o único remanescente do acesso de 2005, fizeram os gols da equipe gaúcha.
Grande parte do sucesso do Tricolor se deu pela artilharia de Diego Souza durante toda a competição. Com 14 gols na Série B e três temporadas com a camisa do Grêmio, o camisa 29 quase não ficou no começo do ano, mas teve seu contrato renovado. Na saída de campo, enquanto chorava, o centroavante comemorou o acesso gremista:
— Pude botar o Grêmio no lugar que merece. Foi um ano de desconfiança, de superação, mas todos se empenharam e a gente pode comemorar o acesso. Tenho certeza que os erros ficaram no passado. Eu estou chegando no final da minha carreira, ninguém sabe o que pode acontecer, mas sou muito feliz por tudo que aconteceu comigo aqui, nada mais justo que honrar essa camisa e botar na Série A. O Grêmio precisa se reforçar bastante, se reformular para voltar a ser o gigante que sempre foi.
Capitão do Grêmio nas últimas temporadas, o zagueiro Pedro Geromel também falou sobre o acesso gremista e elencou a última rodada da Série A do ano passado como o pior momento dessa trajetória na Série B.
— No final da temporada passada, a gente nunca pensou em vivenciar, mas tivemos a humildade de aceitar, nunca desistir, espero que fique essa sensação para todos. Jogo esteve controlado, fizemos 1 a 0, ampliamos e controlamos. Conseguimos superar as adversidades e voltamos — avaliou o camisa 3.
O Grêmio, com 61 pontos, é vice-líder da Série B e abriu sete pontos do quinto colocado. Assim, não pode ser mais ultrapassado pelas equipes de fora do G-4 e confirmou o acesso com duas rodadas de antecedência.