O Grêmio voltará a atuar pelo Brasileirão apenas na próxima quinta-feira (22), diante do América-MG. Nesta partida, o técnico Renato Portaluppi não poderá contar com os zagueiros Bruno Uvini e Walter Kannemman, que estão suspensos.
Considerando o fato de restarem apenas os jovens Natã e Gustavo Martins como alternativas, já que Geromel segue lesionado, uma hipótese para minimizar o problema seria retomar o esquema com apenas dois zagueiros. Confira as opiniões dos colunistas de GZH sobre o assunto:
Marcelo De Bona
"Se o entendimento for de que o time melhorou com esse esquema, deve manter. Mesmo com duas ausências, Gustavo Martins e Natã podem ocupar as vagas ao lado de Bruno Alves. O time compreendeu o modelo de jogo, e isso facilita para quem entra. O fato do adversário ser um dos mais frágeis do campeonato pesa muito na escolha. E o jogo é na Arena."
Marcos Bertoncello
"Pelas poucas alternativas na zaga, por conta de suspensão, penso que o Grêmio deve abrir mão do esquema com três zagueiros. Outro elemento importante é o fato de o jogo ser na Arena, contra um dos piores times do Brasileirão até aqui, que vem ocupando a zona de rebaixamento desde o começo. Optar por mais um jogador de meio-campo, como o Vina, por exemplo, ou até o Cuiabano improvisado, também alimenta a parceria com Suárez no ataque."
Gustavo Manhago
"Para uma partida específica, como contra o América-MG, pode mudar. Mas não para a sequência da temporada. Como as peças de reposição para esta partida estão escassas, e considerando que o Grêmio será muito pouco atacado por um dos piores times do Brasileirão, pode haver um esquema emergencial com dois zagueiros. Bruno Alves e mais um. A partir do jogo seguinte, volta tudo ao normal (três zagueiros)."