A parada para a data Fifa de junho serviu para os clubes brasileiros aprimorarem questões técnicas e físicas. O Grêmio volta a campo na quinta-feira (22), às 19h, contra o América-MG, na Arena, pela 11ª rodada do Brasileirão. Em julho, o Tricolor terá pela frente as quartas de final da Copa do Brasil, diante do Bahia.
Além disso, o elenco poderá ser reforçado com a reabertura da janela de transferências, o que pode modificar a hierarquia dos atuais jogadores à disposição do técnico Renato Portaluppi. Abaixo, GZH lista atletas que podem ganhar ou perder espaço na sequência da temporada.
Podem perder espaço
Carballo
O volante ainda parece estar em adaptação ao futebol brasileiro. Somado a isso, esteve com a seleção uruguaia no período de treinos. Com a afirmação de Villasanti, aliado ao retorno de Pepê, previsto para a primeira quinzena de julho, Carballo deve voltar a ser alternativa. Caso o Grêmio busque opções de velocidade para os lados de campo, o jogador que veio do Nacional pode ainda encarar também a concorrência de Bitello, caso seja reposicionado como volante.
Vina
Teve destaque no início do ano, inclusive com gol em Gre-Nal, mas perdeu espaço com a adoção do esquema com três zagueiros e dois alas. Tem sido o centroavante reserva e pode ainda brigar pela vaga de meia com Cristaldo. Em 2023, disputou 22 jogos, com quatro gols e uma assistência.
Cristaldo
Ainda é o líder de assistências no ano, mas não tem tido o mesmo brilho dos primeiros jogos. É outro que pode ser prejudicado pelo novo esquema. Deve disputar por posição com Vina e Nathan. Para seguir entre os titulares, precisará retomar o desempenho apresentado logo na chegada, principalmente no Gauchão.
Podem ganhar espaço
Adriel
Era titular absoluto até ser afastado por problemas extra-campo. Alçado a titularidade em 2023, mostrou segurança como goleiro, mesmo sendo jovem, além da qualidade na saída de bola. Jogou na vitória contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão, e, nos duelos decisivos que o Tricolor terá pela frente, pode retomar a posição.
Cuiabano
Lateral de força e vigor físico, ganhou espaço com o novo esquema implementado por Renato. Na ala esquerda, tem o experiente Reinaldo como adversário pela posição. No entanto, com a saída de Diogo Barbosa para o Fluminense, ganha espaço no grupo e não será surpresa se ganhar mais oportunidades também pela ponta esquerda do ataque, onde já jogou.
Ferreira
Já mostrou ter qualidade para ser o atacante de lado, com drible e velocidade, que Renato tanto pede. Contudo, tem sofrido com inúmeras lesões. Recuperado de lesão na coxa, será reintegrado ao poucos. Se superar os problemas físicos, tem tudo para ser um "reforço" caseiro para o treinador gremista.