Com gol de Fabián Balbuena, zagueiro do Corinthians, a seleção paraguaia venceu a Nicarágua por 2 a 0 neste domingo (18), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, em amistoso preparatório para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
A seleção do Paraguai ficou ausente nas três últimas Copas do Mundo. Em 2010, chegou até as quartas de final, mas caiu diante da Espanha e não conseguiu classificação para os torneios no Brasil (2014), Rússia (2018) e Catar (2022).
Por causa destas ausências nos Mundiais, a pressão está grande sobre o técnico argentino Guillermo Barros Schelotto, que teve o seu maior sucesso no Boca Juniors, onde foi bicampeão nacional.
E, se parecia que o Paraguai teria caminho fácil em campo, a torcida se surpreendeu. A Nicarágua engrossou para o lado da equipe sul-americana. Os times fizeram um primeiro tempo muito equilibrado e com poucas chances de gol.
O Paraguai foi desencantar apenas na segunda etapa. Aos 16 minutos, "Kaku" Romero Gamarra deu linda assistência pela esquerda para Miguel Almirón. Ele invadiu a área em velocidade e tocou na saída do goleiro para fazer 1 a 0.
Após o gol, o Paraguai ficou mais à vontade na partida e ampliou aos 31 minutos, com o zagueiro Balbuena. O jogador do Corinthians recebeu uma bela cobrança de falta de "Kaku" e chegou chutando para dar números finais ao duelo.
O volante Mathías Villasanti, do Grêmio, foi titular e atuou toda a partida, assim como o zagueiro Gustavo Gómez, do Palmeiras.
O Paraguai estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo apenas no dia 4 de setembro, diante do Peru. O jogo com o Brasil acontecerá apenas em 10 de setembro de 2024.