Uma versão alternativa do Grêmio terá a chance de se apresentar ao torcedor contra o Athletico-PR, sábado, a partir das 16h. A comissão técnica de Renato Portaluppi decidiu poupar algumas peças por causa do desgaste dos dois últimos jogos e pelos riscos do gramado sintético da Arena da Baixada. A ideia também é juntar forças para a decisão de quarta-feira (31), contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil.
Em 10º lugar no começo da rodada, o Grêmio tem 11 pontos. O Athletico-PR é o sétimo, com 12. E como foi citado por Renato após o Gre-Nal 439, o G-4 está ao alcance. Em caso de vitória, o Tricolor poderá até entrar no G-4 – dependeria, porém, de uma sequência improvável de resultados.
A defesa é o setor com a substituição mais provável para o jogo em Curitiba. Uma oportunidade para o futuro do clube se mostrar no Brasileirão. Sem Kannemann, Gustavo Martins é o favorito para formar a linha de defesa com Bruno Alves e Bruno Uvini. O jovem de 20 anos disputou oito partidas na temporada, e se credenciou com Renato como opção aos titulares.
A versatilidade é uma das principais virtudes de Gustavo Martins. Além de jogar como zagueiro, sua posição natural, também já atuou como lateral-direito e até volante.
— É um zagueiro de muito boa qualidade técnica. Participa bem da construção das jogadas e da saída de bola. Ajuda o time com isso. É um defensor de boa velocidade, que consegue fazer cobertura. Tem facilidade na bola aérea defensiva e ofensiva. Tem presença de área — avaliou Cesar Lopes, ex-técnico da transição do Grêmio.
O crescimento de Gustavo ofuscou Natã. Após aparecer bem na Série B do Brasileirão com Roger Machado, o zagueiro perdeu espaço em 2023 após uma lesão ainda na pré-temporada. Participou apenas de duas partidas no Gauchão, quando o Grêmio teve equipes reserva.
A partir do meio de campo, as oportunidades no jogo de Curitiba mudam de perfil. Jogadores mais veteranos buscam se recuperar na hierarquia do grupo. Lucas Silva e Galdino entram no gramado sintético da Arena da Baixada em busca de mais oportunidades para o futuro.
No caso de Lucas Silva, a chance se abre pelas preservações de Carballo e Bitello. De características mais defensivas, o ex-jogador do Cruzeiro perdeu espaço em 2023 após a contratação de Pepê e do uruguaio para a função.
A situação de Galdino é diferente. O jogador chegou do Tombense como uma surpresa da direção para oferecer a Renato atacantes de velocidade. O início foi ruim, mas o desempenho recente o credenciou a ser um dos cotados até a iniciar o Gre-Nal como titular — o que não se confirmou. Após marcar o gol da vitória contra o Cuiabá, Galdino recebeu um voto de confiança de Renato:
— Está subindo de produção na hora certa — comentou o técnico na época.
Outro teste que será feito em Curitiba é uma alternativa que pode ganhar importância até julho. A lesão de Diego Souza e a falta de outras opções para a vaga de centroavante servem como oportunidade para testar Vina em uma outra função. Além de atuar no meio de campo, o ex-jogador do Ceará também pode cumprir a vaga de centroavante. Vina chegou a ser utilizado desta forma em sua passagem no Nordeste, e teve bons resultados.
Direto do Gre-Nal do Gauchão sub-20, os pontas Nathan Fernandes, 18 anos, e Lian, 17, completam a lista de opções ofensivas. O primeiro esteve com o time principal para o Gre-Nal do Brasileirão, mas não entrou em campo. O último é a grande surpresa da delegação. Tem como característica a velocidade e atua pelo lado direito.