Há quem diga que Renato Portaluppi não é técnico de futebol, mas sim "treinador do Grêmio", e tão somente isto. A intensa e visceral conexão do profissional com o Tricolor sequer precisa de explicação por tudo que já rendeu de conquistas. E até por conta disto, suas passagens por outros clubes não foram tão marcantes como esta. O caso do trabalho de Renato no Athletico-PR é um exemplo disto.
Números de Renato como técnico do Athletico-PR:
- 14 jogos
- 4 vitórias
- 5 empates
- 5 derrotas
- 40,4% de aproveitamento
Sim, Renato já comandou o Athletico-PR. Foi na temporada de 2011, logo depois de sair do Grêmio. O Furacão era penúltimo colocado do Brasileirão, cenário que culminou na demissão de Adilson Batista. Porém, a passagem do treinador durou pouco.
Renato Portaluppi assumiu o Furacão em junho e até conseguiu uma reação no Campeonato Brasileiro. O interessante é que, no primeiro jogo, ele "comandou" o time do Rio de Janeiro. Deu dicas e até ordenou alterações por telefone de sua casa, na capital carioca, para o interino Leandro Niehues durante a partida contra o Inter, no Beira-Rio. O placar final foi de 1 a 0 para a equipe colorada, com gol de Oscar.
O time chegou a deixar a zona de rebaixamento posteriormente. Renato teve certo destaque por ter conseguido recuperar o futebol do lateral-direito Edilson, dos volantes Cleber Santana e Kleberson e do meia Marcinho. O Athletio-PR sentia muito a falta do camisa 10, Paulo Baier, e um dos grandes reforços do clube, o equatoriano Guerrón, não deslanchou nas mãos do treinador.
A relação entre clube e técnico nunca foi plenamente resolvida. Renato Portaluppi vinha fazendo críticas à direção recorrentemente dizia que o Athletico-PR estava pagando pelos erros do passado. Renato inclusive chegou a afastar o então psicólogo do time profissional, Gilberto Gaertner, porque afirmava que o melhor psicólogo para o grupo era ele mesmo.
Eliminado na Sul-Americana para o Flamengo e, após uma derrota na Arena da Baixada para o Atlético-MG, que recolocou o Athletico-PR na vice-lanterna do Brasileirão, Renato pediu demissão, cerca de dois meses depois ter sido anunciado. O clube seria rebaixado para a Série B ao final daquele campeonato.
Atualmente o Furacão é uma das referências do futebol brasileiro. Nos últimos anos, conquistou a Copa do Brasil e a Sul-Americana (duas vezes), além de ser o atual vice-campeão da Libertadores.
Nesse sábado (27), o Grêmio encara o Athletico-PR pela oitava rodada do Brasileirão. O duelo na Arena da Baixada reunirá novamente o clube paranaense com seu ex-treinador.