O duelo entre Athletico e Grêmio, neste sábado (27), marcará o retorno do Tricolor à Arena da Baixada. O local, que tem grama sintética, algo que não agrada à comissão técnica de Renato Portaluppi, não traz boas recordações aos gremistas pelos maus resultados e, principalmente, pela eliminação na Copa do Brasil de 2019. Nos últimos anos, apenas uma vitória foi conquistada como visitante no Paraná.
O recorte de GZH envolve os confrontos dos últimos cinco anos. Nas ocasiões, foram cinco duelos entre Brasileirão e Copa do Brasil. A única vitória casualmente foi sob o comando de Renato Portaluppi e em condições semelhantes às do reencontro do próximo final de semana.
Em 2020, quando estava na disputa de três competições, a opção foi pela utilização de uma equipe basicamente reserva. O gol da virada foi marcado por Ferreira, que tentava começar a ganhar visibilidade na época.
Porém, o triunfo de 2020 é praticamente isolado no retrospecto recente. Todos os outros quatro jogos são de derrota. O Tricolor não conseguiu ganhar pelo Campeonato Brasileiro na Arena da Baixada em 2018 (2 a 1), 2019 (2 a 0) e 2021 (4 a 2).
O resultado amargo mais recordado provavelmente seja o 2 a 0 no tempo normal e eliminação nos pênaltis por 5 a 4 na Copa do Brasil de 2019. O Grêmio considerou que foi prejudicado pela arbitragem e poderia ter ido à final do mata-mata.