O Grêmio assinou o primeiro contrato profissional com uma das suas promessas das categorias de base. Lian, 17 anos, tem menos de um ano de clube e já foi vice-campeão brasileiro. O bom desempenho rendeu a ascensão ao time sub-20 e um vínculo até o final de 2025.
Natural do Rio de Janeiro, o garoto foi um dos destaques do Barretos na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2022. Foi garimpado pelo Tricolor para atuar pela equipe sub-17. Apesar do processo de adaptação, ele foi nome frequente na campanha que terminou com o segundo lugar no Brasileirão da categoria.
O rendimento agradou à comissão técnica e aos dirigentes. Desta forma, ele foi promovido para o time mais velho mesmo tendo idade para seguir entre os mais jovens. Lian completará 18 anos somente em setembro, mas tem sido utilizado tanto no Estadual como no Brasileiro sub-20.
Ele é considerado um extrema que atua preferencialmente pelo lado esquerdo do ataque. O acabamento das jogadas ainda é algo apontado como a ser lapidado, mas o porte físico e a resistência chamam atenção.
Em sessões de reservas contra garotos da base, ele já foi monitorado pela comissão técnica do time principal. Não há perspectiva de aproveitamento imediato, mas ele é tratado como um potencial para um futuro próximo do Grêmio.
O Grêmio tem 50% dos direitos econômicos de Lian, enquanto o Barretos-SP possui a outra metade. O jovem comemorou a renovação nas redes sociais: