O fim da carreira de Lucas Leiva, por conta de uma alteração cardíaca, encerra a trajetória de uma das maiores histórias de sucesso recente das categorias de base do Grêmio. Antes de ganhar destaque na Europa, o volante construiu seu nome em um dos momentos mais marcantes da história do Tricolor. Promovido ao time principal do clube durante a Série B de 2005, Lucas foi um dos seis jogadores de linha que ficaram em campo na Batalha dos Aflitos.
O sobrinho de Leivinha, meio-campista histórico do Palmeiras, veio de Dourados, no Mato Grosso do Sul, tentar a carreira de jogador em Porto Alegre. Chegou ao Rio Grande do Sul em 2002, com apenas 15 anos, e trilhou um caminho de sucesso até chegar ao profissional.
Sua ascensão foi muito rápida. De poucas chances na Série B de 2005, o volante foi eleito o melhor jogador do Brasileirão de 2006. No início de 2007, com a seleção brasileira sub-20, conquistou o Sul-Americano da categoria e foi eleito o craque da competição. Não demorou para que os principais clubes do mundo estivessem atrás do destaque gremista. Mas como no primeiro capítulo da carreira, a disputa da Série B foi o fim da sua passagem como jogador profissional.
Lucas Leiva escolheu retornar ao Grêmio após 15 anos na Europa. Defendeu o Liverpool por 10 anos. Foi o primeiro brasileiro a marcar um gol pelo clube inglês, e deixou a Inglaterra com história na Premier League. É o estrangeiro com o maior número de desarmes nos mais de 30 anos da competição, e o segundo a mais desarmar os adversários na história.
A passagem pela Lazio, na Itália, o manteve envolvido nas maiores competições da Europa. Mas o desejo do jogador de retornar o colocou novamente na campanha de devolver o Grêmio à Série A.
De volta ao Tricolor, o Náutico novamente fez parte da trajetória do jogador. Mais uma vez o Grêmio conquistou o acesso nos Aflitos, e Lucas Leiva colaborou com um dos gols da goleada que confirmou a classificação gremista.
O fim da carreira, aos 36 anos, viria no momento de retorno de Lucas Leiva aos principais palcos do futebol brasileiro. O volante seria peça importante na estrutura montada por Renato Portaluppi para a disputa da Série A, Gauchão e Copa do Brasil. Mas o problema identificado nos exames que detectaram a alteração cardíaca durante os exames de pré-temporada decretaram seu afastamento dos campos.
Lucas Leiva com a camisa do Grêmio:
- 97 jogos
- 14 gols
- 4 assistências
- 3 títulos – Gauchão (2006 e 2007) e Série B (2005)