O Grêmio anunciou, nesta sexta-feira (17), que os exames realizados por Lucas Leiva na última quarta-feira (8) indicaram que o volante não poderá retomar a carreira de jogador de futebol. O volante teve detectado uma anomalia cardíaca nos procedimentos realizados durante a pré-temporada.
— Terminamos de realizar todos os exames e, após avaliarmos os riscos desta patologia, orientamos e recomendamos que o Lucas não continue a atividade de alta performance. Isso poderia trazer vários riscos para a saúde — afirmou Márcio Dornelles, médico do Grêmio.
Formado nas categorias de base do Grêmio, Lucas Leiva retornou ao clube em 2022. O volante ficou livre no mercado após seu contrato com a Lazio se encerrar. Apesar de ter propostas mais vantajosas financeiramente, Lucas acertou um contrato com com o clube até o final de 2023.
— Agradeço ao Grêmio por todo apoio nesses três meses. Estou anunciando minha aposentadoria. Tem sido um período difícil. É a primeira vez que eu choro nesse caso. Gratidão por todo esse tempo de carreira. Estou encerrando aonde eu gostaria, mas não da forma que eu gostaria. Tenho certeza que o novo ciclo vai se iniciar de forma brilhante — disse Lucas, muito emocionado, e acrescentou:
— O futebol é minha vida. Representa tudo pra mim. Foi onde me deu as melhores oportunidades. Continuarei vindo e apoiando, torcendo ainda mais. É mais difícil de fora. Tenho a noção de quanto é difícil é assistir de fora e não poder ajudar. Estarei presente na Arena. Aqui é minha casa. Me sinto bem aqui. Os companheiros, tomara, estarão dando show.
O presidente Alberto Guerra elogiou o jogador, e reiterou o convite para que Lucas permaneça na Arena:
— Poucos atletas representam tão bem o Grêmio quando o Lucas. Por isso este momento é tão emocionante. Daremos o tempo que tu precisares, mas se tu quiseres continuar no clube, estaremos sempre de portas abertas.
Em sua segunda passagem pelo Grêmio, Lucas Leiva fez 18 partidas na Série B. O volante marcou três vezes, uma delas na vitória por 3 a 0 sobre o Náutico. A partida nos Aflitos confirmou o retorno do clube à Série A.
Além do Grêmio, Lucas Leiva defendeu o Liverpool e a Lazio em 17 anos de carreira como profissional. O jogador também teve convocações para a Seleção Brasileira.