Fontes consultadas por GZH informaram que Lucas Leiva estuda anunciar nas próximas semanas sua aposentadoria. Por conta da anomalia detectada em exames cardíacos na pré-temporada, o jogador de 35 anos analisa os cenários que os médicos lhe apresentaram. Atualmente, pela opinião dos especialistas consultados, o mais provável é de que ele não teria condições clínicas de seguir na profissão. E a previsão é de que o cenário não irá se alterar com o tratamento indicado. A informação foi publicada em GZH às 13h08min. E repercutida no programa Sala de Redação. Após a divulgação da informação, a direção do Grêmio e Lucas Leiva negaram que o volante esteja prestes a anunciar aposentadoria.
— Foi traçado um plano de uma análise mais aprofundada. Os dois profissionais consultados junto com o nosso departamento optaram por uma conduta de aguardar por dois meses, que o Lucas usará algumas medicações, para que se evidencie a situação — afirmou o vice de futebol Paulo Caleffi.
Em post em seu no Instagram, o jogador se manifestou sobre a questão às 13h48min:
— Vocês não podem imaginar como está sendo mudar a rotina de forma tão inesperada. O que será do meu futuro? Eu ainda não sei. Minha vontade é continuar ajudando o clube que eu amo, se não for possível eu serei o primeiro a informar a minha família, meus amigos e ao torcedor do Grêmio — disse..
Afastado das atividades no clube, Lucas Leiva está em repouso em sua residência, em Porto Alegre. O jogador realizará tratamento pelos próximos três meses e voltará a ser submetido a uma nova bateria de exames em março.
Apesar da impossibilidade de terminar o período de contrato com o Grêmio, Lucas Leiva seguirá envolvido com as atividades do departamento de futebol. Uma fonte ligada a direção confirmou que o jogador recebeu um convite da direção para trabalhar no clube como supervisor ou coordenador técnico.
Formado nas categorias de base do Grêmio, Lucas Leiva também vestiu a camisa do Liverpool, da Lazio e da Seleção Brasileira. O jogador retornou ao clube no ano passado para ajudar na campanha do acesso e assinou contrato até dezembro de 2023. Pelo Tricolor, o volante fez 97 partidas e marcou 14 gols.