Aos poucos começam a aparecer os primeiros indícios sobre o time do Grêmio para 2023. O técnico Renato Portaluppi escalará a equipe no esquema 4-2-3-1 e ainda faz ajustes para definir os nomes. As principais dúvidas estão no meio-campo e no ataque e envolvem reforços contratados pelo clube. Para a função de meia armador, há uma disputa entre Pepê e Cristaldo. Já no setor ofensivo, Gustavinho e Galdino brigam pela vaga de ponta-direita.
A primeira baixa de ordem médica do técnico Renato Portaluppi está na zaga. Com lesão no menisco do joelho esquerdo, Pedro Geromel foi submetido a uma cirurgia e deve parar por um a dois meses. Conforme indicado pelo treinador nas atividades da semana, Bruno Alves deve ser o seu substituto, formando a dupla de zaga com Kannemann.
Na lateral direita, o titular será Fábio. Contudo, o defensor buscado no Nantes-FRA ainda precisa reunir as melhores condições físicas para estrear contra o São Luiz, dia 17 de janeiro, pela Recopa Gaúcha. Como o jogador estava treinando normalmente no futebol francês, a tendência é de que isso ocorra. Já no flanco esquerdo, o titular será Reinaldo, também contratado nesta janela.
No meio-campo, a disputa promete ser mais intensa, diante da quantidade e qualidade dos reforços contratados. Os treinos abertos realizados até agora por Renato indicam que Villasanti e Felipe Carballo largam na frente para formar a dupla de volantes. Pepê vem sendo utilizado mais à frente, junto aos dois marcadores. Contudo, quando Cristaldo adquirir uma melhor condição física, está bem cotado para entrar na função. Outro nome que não pode ser descartado é o do garoto Bitello, um dos destaques de 2022.
No ataque, Renato ainda aguarda a chegada de Michael, do Al-Hilal-SAU, que segue sendo tentado pela direção. Por enquanto, os recém-contratados Gustavinho e Galdino brigarão por posição naquele setor. Já na ponta esquerda, o titular será Ferreira. O centroavante será Luis Suárez, principal reforço para a temporada. Contudo, o uruguaio também busca adquirir a melhor forma física para estrear contra o São Luiz. Se não estiver aptos, Diego Souza começará como titular.
Neste domingo (8), às 16h, o Grêmio disputará um jogo-treino contra o Concórdia-SC, quando Renato irá montar um esboço mais concreto de equipe titular. Contudo, a atividade ainda não terá as presenças de Fábio e Luis Suárez.