O Grêmio começará no dia 2 de janeiro sua jornada em busca do primeiro título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Vice-campeão em 1991 e em 2020, o Tricolor encara o Cruzeiro-AL, às 19h30min, no Estádio Lanchão, em Franca, pela primeira rodada. A expectativa é chegar na fase decisiva da competição, mesmo com um elenco mais jovem do que os concorrentes.
Mais uma vez sob o comando do ex-zagueiro Luis Eduardo, o Grêmio conta com atletas que já participaram da competição, porém também uma série de jovens oriundos do time sub-17, que terão sua primeira experiência na tradicional competição de categorias de base. Confira abaixo cinco promessas da equipe gremista para ficar de olho:
Arthur (goleiro)
Aos 18 anos, Arthur Coneglian é titular do sub-20 do Grêmio desde o último ano. A segurança embaixo das traves pode ser vista em momentos decisivos, como na semifinal do Gauchão, quando defendeu duas cobranças de pênalti do Juventude e garantiu o Tricolor na decisão do Estadual. Chegou ao clube em 2018, com apenas 14 anos.
Hiago Marreta (volante)
Hiago, volante de 18 anos, é filho do lutador de MMA Thiago Marreta, por isso herda o apelido do pai. Em campo, porém, tem características diferentes. Nada de volante brucutu. É um meio-campista de boa qualidade técnica e chegada ao ataque. Um dos mais experientes do grupo, fez dois jogos na Copa São Paulo de 2022.
Kauan Kelvin (meia-atacante)
Tratado como joia em Eldorado do Sul, Kauan Kelvin vai para sua segunda Copa São Paulo, apesar da pouca idade. Chegou ao Grêmio com 10 anos, para a escolinha, e faz parte das seleções de base desde os 14. Esteve nas seleções sub-15 e sub-17 e, ainda em 2021, foi promovido ao sub-19 do Grêmio. No ano passado, ainda com 16 anos, o meia-atacante fez três gols na competição. Agora, aos 17 anos, tem a responsabilidade de carregar a camisa 10 nas costas e ser o articulador da equipe gremista.
Jefinho (meia-atacante)
Jefinho é a nova sensação das categorias de base do Grêmio. Nascido em 14 de dezembro de 2006, ele recém completou 16 anos e é o mais jovem do elenco gremista. No vice-campeonato do Brasileirão sub-17, o meia canhoto participou de 12 jogos e marcou três gols, um deles na decisão contra o Palmeiras. O desempenho lhe rendeu seu primeiro contrato profissional, que irá até 2025. A multa rescisória para clubes do Exterior é de 50 milhões de euros, cerca de R$ 282 milhões. O valor é considerado o máximo trabalhado pelo Tricolor em contratos com atletas da base.
Lucas Caniggia (atacante)
Com oito gols na última temporada, Lucas Caniggia foi o artilheiro do sub-17 do Grêmio em 2022, apresentando ótima presença de área. O bom rendimento lhe rendeu uma vaga entre os inscritos na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Aos 17 anos, disputa uma vaga no time titular com Pedro Clemente. Antes de chegar ao Tricolor, aos 12 anos, ele também passou pelas bases de Vasco e Palmeiras. O apelido, que sempre desperta curiosidade, é em razão da semelhança física com o ex-atacante argentino. Quando criança, Lucas usava cabelos compridos, igual a Cláudio Paul.