O dia 29 de novembro de 2017 ficará para sempre marcado como o dia da conquista do Tri da América do Grêmio. Para relembrar o título, GZH recorda os campeões da Libertadores de 2017 pelo Tricolor.
Confira abaixo onde estão os campeões da América.
GOLEIROS
Defende o Al Ittihad desde o início de 2019. O goleiro permanece como um dos maiores ídolos da história recente do clube. No ano seguinte, conquistou a Recopa. Seu último título de expressão pelo Tricolor.
Assumiu a condição de titular do Grêmio após a saída de Grohe para a Arábia Saudita. Apesar do bom início, ao conquistar o Gauchão de 2019 como um dos destaques do título, passou a falhar e rescindiu contrato. Segue em atividade. Atualmente, defende o Ettifaq FC, da Arábia Saudita.
Chegou ao Grêmio após a disputa do Gauchão de 2015. Foi reserva em sua passagem de quatro anos pelo Tricolor. Segue em atividade e joga pelo Al-Ain, da Arábia Saudita.
Promovido aos profissionais do Grêmio em 2014, o goleiro ficou no clube até a metade de 2018. Emprestado ao Rio Ave, de Portugal, foi bem e acabou comprado pela equipe portuguesa. Entre 2019 e 2022, atuou pelo Lille, da França. Neste ano, ele foi contratado pelo Vasco, onde é o goleiro titular.
ZAGUEIROS
Chegou a Porto Alegre em 2013. Após superar a desconfiança do torcedor, se afirmou no time titular e virou referência no sistema defensivo gremista. Segue como jogador do Grêmio. Nesta temporada, jogou pouco devido as lesões. Atuou apenas em sete partidas — foi capitão em seis.
Caiu no gosto do torcedor desde sua contratação, em 2016. Apesar de perder muito tempo no departamento médico nos últimos anos, ainda é uma das referências do Grêmio. Nesta temporada, já jogou mais de 40 partidas — usando a braçadeira de capitão em muitas ocasiões.
Contratado como um dos destaques da base do Juventude, chegou ao Grêmio em 2013. Passou por Flamengo, Penãrol e retornou ao Tricolor para a disputa da Libertadores de 2017. Foi titular na decisão disputada na Argentina contra o Lanús, por conta da suspensão de Kannemann. Jogou pelo Avaí em 2022. Em março deste anos, foi transferido ao Nantong Zhiyun, da China.
Subiu aos profissionais do Grêmio em 2013 e foi emprestado ao Boa Esporte e ao Atlético-GO em 2014. Ficou na reserva até 2017 — entrando, inclusive, na final da Libertadores. Desde 2019, ele veste a camisa do Sport.
Já aposentado do futebol, chegou ao Grêmio em 2016, após rescindir com o Cruzeiro. Porém, foi pouco aproveitado no clube gaúcho e encerrou a carreira no fim da temporada, devido a sucessivas lesões. Atualmente, vive com a família em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
LATERAIS
Contratado junto ao Corinthians em 2016, passou a formar o quarteto de defesa do Grêmio até 2018. Saiu para o Cruzeiro e rodou por alguns clube até retornar ao Tricolor. Completou sua terceira passagem pelo Grêmio em 2022 — está sem clube desde então.
Chegou ao Grêmio no início de 2017. Venceu a competição de Marcelo Oliveira e foi titular na campanha do título da Libertadores. Atualmente, segue em atividade. Defendeu o Avaí na temporada de 2022. No início deste ano, foi vendido ao Mirassol. No entanto, em julho, retornou ao Avaí, que estava na última colocação da Série B. Ele foi capitão da equipe catarinense na maioria dos jogos e contribuiu para livrar o clube da zona de rebaixamento para a terceira divisão. No entanto após o fim da competição, o jogador anunciou sua saída e, até o momento, está sem clube.
Outro reforço contratado para a disputa da Libertadores de 2017. Jogador da confiança de Renato Portaluppi, foi o reserva imediato da lateral direita e também foi utilizado no meio de campo. Ficou no Grêmio até 2019. Está aposentado dos gramados.
Contratado em 2015, encerrou a carreira como jogador do Grêmio. Virou dirigente. Assumiu como coordenador técnico do Tricolor entre 2020 e 2021. Atualmente, ele é gestor de atletas.
A grave lesão sofrida em 2019 atrasou a carreira do lateral. Após quase três anos sem jogar pelo profissional, voltou a atuar com regularidade na reta final da Série B. Ele foi vendido ao Atlético-GO neste ano, mas já rescindiu contrato com o time goiano. No momento, está sem clube.
VOLANTES
Novidade do Grêmio para a reta final da Libertadores, o volante se afirmou como um dos destaques da equipe. Foi vendido em 2008 para o Fenerbahçe e também teve passagens pelo futebol chinês. Voltou ao Brasil em 2022 para defender o Palmeiras.
Novidade do Grêmio para a temporada de 2017, o volante se afirmou ao longo do ano da conquista da Libertadores. O rendimento o levou a ser vendido ao Barcelona no ano seguinte. Mas problemas físicos impediram seu melhor rendimento de aparecer na Europa. Ele pertence à Juventus, mas está emprestado até meados de 2024 para a Fiorentina.
Mais um reforço contratado para a temporada de 2017. Perdeu a reta final da Libertadores por causa de lesão. Foi emprestado a Fortaleza e Vasco, mas retornou ao Grêmio. Rescindiu contrato com o Tricolor em 2022 e acertou com o Operário. Atualmente, está sem clube.
Foi contratado por empréstimo junto ao São Paulo em 2015. Após boa temporada, foi comprado em definitivo pelo Grêmio. Teve papel importante na Copa do Brasil de 2016 e cedeu lugar a Arthur na Libertadores de 2017. Deixou o Grêmio em 2021, após ter problemas com os responsáveis pelo departamento de futebol. Acertou com o CRB em 2022, mas rescindiu com o clube após cinco partidas na Série B. Anunciou a aposentadoria.
Subiu para os profissionais em 2015 e virou opção no banco de reservas. Entrou em uma partida da Libertadores de 2017. Foi emprestado a Sport e Paraná. Após o fim de contrato com o Grêmio, acertou com o clube paranaense e depois se transferiu ao Ituano em 2022. Neste ano, foi contratado pela Chapecoense.
MEIAS
O "Rei da América" não conseguiu encontrar o mesmo sucesso que teve no Grêmio na sequência de sua carreira. Após ser negociado com o Corinthians em 2020, não conseguiu jogar com frequência pelo clube paulista. Passou o Brasileirão de 2022 no Santos, por empréstimo. Em julho deste ano, o Grêmio anunciou seu retorno, após ser alvo de agressões por integrantes da torcida organizada Gaviões da Fiel. Seu futuro é indefinido até então.
Foi contratado do Juventude em 2013 como volante. Alternou entre a reserva e a titularidade no Grêmio, mas ganhou destaque com Renato Portaluppi, a partir de 2016, atuando aberto na direita. Ficou no clube até o fim de 2018, quando transferiu-se para o Corinthians. Nesta temporada, foi vendido ao Cruzeiro.
Autor do gol da vitória na partida de ida das finais da Libertadores, Cícero deixou o Grêmio em fevereiro de 2018. Rumou para o Botafogo, onde permaneceu até 2020. Afirmou em entrevista em 2022 que não está aposentado.
O Maestro Pifador encerrou a carreira de jogador. O meia rodou por clubes de menor expressão após deixar o Grêmio. Anunciou a aposentadoria em 2020 e concorreu nas eleições de 2022 como candidato a deputado federal, mas não conseguiu ser eleito. Atualmente, é comentarista esportivo da TNT Sports.
ATACANTES
Foi o grande investimento do Grêmio para o ano de 2017. Chegou ao clube com a missão de ser o fazedor de gols da equipe, mas teve desempenho discreto ao longo da temporada. Deixou o Tricolor em 2018. Defendeu o Patronato, da Argentina, em 2022. No momento, atua pelo Sportivo Luqueño, do Paraguai.
Assumiu a condição de titular após a saída de Pedro Rocha, negociado com o Spartak. Fez um dos gols da decisão contra o Lanús, na Argentina, e no ano seguinte rumou para o Chongqing Lifan, da China. Em janeiro deste ano, foi anunciado pelo Retrô, de Pernambuco.
Indicado por Renato Portaluppi, o centroavante perdeu parte da temporada de 2017 por conta de uma lesão no joelho. Entrou nas semifinais na lista da Libertadores e foi quem ganhou a bola para o gol de Cícero, na partida da Arena das decisões contra o Lanús. Defendia o Ceará em 2022, mas teve o contrato rescindido por problemas disciplinares. No primeiro semestre deste ano, atuou pelo Náutico. Em setembro, foi anunciado pelo Avaí, onde está até então.
O ano de 2017 revelou o potencial de Everton, especialmente após a conquista da Libertadores. O atacante foi o destaque do Grêmio na disputa do Mundial e se tornou o protagonista do clube nas temporadas seguintes. Vendido ao Benfica em 2020. Retornou ao Brasil em 2022, ao ser comprado pelo Flamengo, onde está desde então.
Comprado pelo Grêmio no início de 2017 como uma das promessas do futebol peruano, Beto da Silva teve passagem apagada por Porto Alegre. Passou mais tempo no departamento médico do que em campo. Jogou pelo César Vallejo, do Peru, em 2022. Em julho deste ano, foi anunciado pelo Melgar, também do Peru.
Contratado em junho de 2017, após a saída de Miller Bolaños, o atacante fez apenas sete jogos pelo Grêmio. Não foi utilizado na campanha da conquista da Libertadores.