A falta de uma proposta oficial para a renovação do contrato de Walter Kannemann, 31 anos, ligou o sinal de alerta nas negociações para a permanência do zagueiro em Porto Alegre. O passar dos dias sem uma definição da situação despertou a atenção do estafe do argentino, que vê os outros movimentos do Grêmio no mercado e aguarda pelo envio da oferta prometida. O argentino deixou claro que deseja seguir no clube.
Seis dias desde a posse da nova gestão, o argentino não recebeu a oferta oficial prometida para ampliar seu contrato. Enquanto aguarda a movimentação do Grêmio, Kannemann deixou claro aos seus representantes para não dar atenção aos outros interessados e aguardar o contato do Tricolor. Além de Boca e Racing, clubes do Brasil também manifestaram desejo na contratação do defensor.
Ainda durante a campanha eleitoral para a presidência do Grêmio, o empresário Martín Wainbuch esteve em Porto Alegre para conversar pessoalmente com Alberto Guerra. O dirigente, como também foi dito durante a campanha, afirmou que tinha a intenção de renovar com Kannemann. O que chama a atenção depois da posse é que o caso do zagueiro, um dos ídolos da torcida e símbolo da era recente de conquistas, não foi tratado até o momento como prioridade.
Alberto Guerra recebeu a informação de que Kannemann foi aconselhado, em 2021, a realizar uma cirurgia para correção do problema no quadril, mas que optou por adiar a data do procedimento para tentar ajudar o Grêmio na luta contra o rebaixamento. Sem conseguir caminhar em alguns dias, o jogador arriscou a continuidade da carreira pela relação construída com os companheiros de vestiário.
Mesmo sem conseguir jogar com regularidade em 2022, por conta da recuperação da cirurgia e de duas lesões musculares, entrou na lista de 55 pré-convocados da Argentina para a Copa do Mundo.
Outro ponto tratado nas conversas entre o empresário Martín Wainbuch e o presidente Alberto Guerra é a questão dos valores do acordo. O representante do jogador informou que o desejo era pela manutenção dos termos do acordo atual, mas a posição do Grêmio era reajustar o salário do jogador.
Um meio termo entre as duas posições foi debatido nas conversas, com o reajuste do salário fixo, além da definição de metas para alcançar o mesmo patamar financeiro atual.