O Grêmio deu início ao processo de redução do grupo de jogadores para 2023. O clube acertou o empréstimo de quatro promessas para os clubes de Caxias de Sul, arcando com os salários. O Caxias receberá os atacantes Guilherme Azevedo, 21 anos, e Ronald Barcellos, 20 anos, e o volante Pedro Cuiabá, 20 anos. O Juventude acertou a contratação do lateral-esquerdo Guilherme Guedes, 23 anos. As três negociações são válidas até o final de 2023.
Os movimentos eram esperados, até pela necessidade do Grêmio de manter os jovens em atividade. A tendência é de que o Tricolor negocie mais jovens nos próximos dias para outros clubes que disputam o Gauchão.
O Caxias negociou com o Grêmio a liberação dos atacantes Guilherme Azevedo e Ronald Barcellos. O primeiro passou boa parte de 2022 emprestado ao Criciúma, mas teve pouco destaque. Entre jogos da Série B, e da segunda divisão catarinense, Gui Azevedo fez nove jogos e não marcou gols ou deu assistências. Destaque do time sub-20, Ronald Barcellos marcou sete gols em 27 partidas. Os jogadores disputarão o Gauchão e a Série D em 2023.
O lateral-esquerdo Guilherme Guedes é outro que começará a próxima temporada em Caxias do Sul. Promovido ao time profissional por Renato Portaluppi, em 2020, fez sua estreia em um Gre-Nal, mas uma série de lesões musculares atrapalharam sua evolução no clube. Passou por Ponte Preta e Chapecoense nos últimos anos. Em 2022, pelo clube catarinense, fez apenas cinco jogos.