No fim da tarde do último domingo (20), o torcedor gremista recebeu a notícia que tanto aguardava. Após dois dias de reuniões e conversas no Rio de Janeiro, o Grêmio e o técnico Renato Portaluppi acertaram a renovação para 2023. O clube anunciou o acerto em suas redes sociais, e faz aposta no ídolo como comandante da equipe no ano de retorno à Série A para iniciar com sucesso a gestão de Alberto Guerra. Além da discussão da extensão do contrato, o encontro com o departamento de futebol gremista também serviu para traçar o planejamento do clube para o grupo de jogadores da próxima temporada.
— O Grêmio é minha casa e sempre vai ser assim. A conversa com o presidente foi muito boa e agora é trabalhar porque temos muito o que fazer — declarou Renato, em contato com GZH, sobre sua renovação.
A expectativa desde domingo (20) era pelo anúncio da permanência de Renato no Grêmio. A delegação de dirigentes do Grêmio que viajou ao Rio de Janeiro teve, além do presidente Alberto Guerra, o vice de futebol Paulo Caleffi e o diretor de futebol Antonio Brum. A primeira das reuniões com o técnico aconteceu na noite de sábado, e o acordo foi finalizado domingo durante a tarde. Além da renovação de Renato Portaluppi, os movimentos que o clube farão no mercado também foram pauta dos encontros.
— Tratamos das duas questões. Discutimos o contrato, e planificamos a temporada. Muita coisa do que o Renato sugeriu estava quase 100% igual a nossa lista. Agora é seguir nos contatos que já estamos fazendo e tentar finalizar os reforços — disse Caleffi.
Em sua quarta passagem como técnico do Grêmio, Renato Portaluppi comandou o time em 421 partidas. É o técnico recordista em número de jogos pelo clube, com as conquistas de três títulos gaúchos, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e da Recopa Sul-Americana no currículo
A permanência de Renato Portaluppi não será a única manutenção de membros da comissão técnica do Grêmio para a próxima temporada. Segundo o vice de futebol Paulo Caleffi, o clube também definiu que irá iniciar 2023 com o preparador de goleiros Mauri Lima e o preparador físico Reverson Pimentel. A dupla teve a troca avaliada, mas a opção é de dar continuidade ao trabalho feito no final de 2022.
O foco da direção agora se volta ao mercado de jogadores. A ideia é viabilizar que o máximo de reforços esteja contratado para o início da pré-temporada, marcada para o dia 7 de dezembro, e dar tempo para que o técnico Renato Portaluppi encaixe as novas peças ao seu plano. O clube fez uma série de movimentos nos últimos dias. Além de consultar Luis Suárez, o centroavante da seleção uruguaia rejeitou a investida, o novo departamento de futebol buscou a contratação de outros dois jogadores estrangeiros.
O meia Franco Cristaldo, do Huracán, foi procurado e uma proposta oficial está nas mãos dos dirigentes do clube argentino. A tendência é de que o desfecho seja positivo e o jogador seja o primeiro reforço da gestão de Alberto Guerra. O clube pagará cerca de R$ 18 milhões por 100% dos direitos econômicos do argentino de 26 anos. O volante Felipe Carballo, do Nacional, também recebeu proposta formal. O cube uruguaio prometeu dar resposta nos próximos dias.
Segundo o colunista Eduardo Gabardo, de GZH, Renato apresentou três pedidos de reforços. Os laterais Rodinei e Reinaldo, ambos livres no mercado, e o atacante Michael. O clube já encaminhou propostas ao trio, e espera resposta nos próximos dias. No caso do atacante, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, precisa liberar o empréstimo do jogador.