O Grêmio pretende abrir 2023 com Brenno, Gabriel Grando e Adriel como opções para o gol. Além da aposta na qualidade técnica no trio formado nas categorias de base, o clube pretende concentrar os recursos para investimentos em outras posições. A direção listou algumas alternativas no mercado, e tratou com o técnico sobre as opções, mas a tendência é de que nenhum reforço para a posição chegue antes da pré-temporada.
Quem larga na frente para abrir a temporada como titular é Brenno. Promovido de volta ao posto de titular por Roger Machado, o jogador seguiu como a opção prioritária para a posição com Renato Portaluppi. Em 2022, o camisa 1 fez 35 jogos e sofreu 29 gols. Desde que foi promovido ao time titular, acumula 74 partidas e 71 gols sofridos.
Concorrente principal de Brenno, Gabriel Grando levou vantagem na disputa durante as passagens de Felipão e Vagner Mancini em 2021. O bom desempenho no Brasileirão colocou o jovem na mira de Tite, que o convocou para a Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Neste ano, Grando fez 17 jogos e levou 10 gols. Ao todo, tem 48 jogos e 47 gols sofridos pelo Grêmio.
Adriel ganhou uma oportunidade na despedida do Grêmio na Série B. Mesmo elogiado pela parte técnica, o jovem de 21 anos deixou a desejar em questões físicas nos últimos dois anos. Terá a pré-temporada para mudar seu posto na hierarquia da função no clube.